Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2012

Fumar maconha antes de dirigir dobra chance de acidentes, diz estudo
Cerca de 50 mil pessoas de v�rios pa�ses foram envolvidas nos estudos
Fumar maconha antes de dirigir dobra chance de acidentes, diz estudo
Foto: hypescience.com

Motoristas que fumam maconha at� tr�s horas antes de dirigir t�m o dobro de chances de causar um acidente do que aqueles que n�o consumiram �lcool ou drogas, segundo um estudo canadense.

Os pesquisadores da universidade canadense Dallhouse, em Halifax, sugerem que a maconha prejudica �reas do c�rebro necess�rias para dirigir com seguran�a.

Para esta pesquisa, publicada no site da revista British Medical Journal, eles analisaram outros nove estudos anteriores que envolveram cerca de 50 mil pessoas em v�rios pa�ses, envolvidas em acidentes s�rios ou fatais.

Estes trabalhos anteriores haviam analisado colis�es entre ve�culos, incluindo caminh�es, carros, motos e furg�es em vias p�blicas que envolveram o consumo de maconha.

Os pesquisadores ressaltam que o impacto do consumo leve da droga em pequenos acidentes n�o est� claro.

Maconha X �lcool

Mark Asbridge, autor do estudo e professor do departamento de sa�de comunit�ria e epidemiologia da universidade de Dallhouse disse que "nossas conclus�es jogam uma luz sobre a grande quantidade de pesquisa dispon�vel sobre a maconha e os riscos de colis�o ao volante".

"Elas ainda d�o apoio �s pol�ticas existentes em v�rios lugares que restringem o direito de dirigir sob o efeito da maconha", completa.

Os estudos realizaram testes de sangue para detector o n�vel de THC, ou a subst�ncia ativa da maconha ou usaram relatos diretos de envolvidos admitindo o uso da droga.

O estudo canadense cita uma pesquisa feita no ano 2000 na Esc�cia entre 537 motoristas na qual 15% dos entrevistados entre 17 e 39 anos de idade admitiram ter consumido maconha at� 12 horas antes de dirigir.

J� uma pesquisa feita pelo Centro de Monitoramento Europeu para Drogas e V�cio em Drogas em 2008 sugeriu que entre 0,3% e 7,4% dos motoristas que realizaram testes para detectar o consumo de maconha em estradas da Gr�-Bretanha, Dinamarca, Holanda, EUA e Austr�lia testaram positivo.

Mas os pesquisadores conclu�ram que, apesar do risco da maconha, este ainda seria menor do que o do �lcool para os motoristas.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir