Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2012

Itapemirim: novos investimentos voltados ao apoio às plataformas de petróleo e gás.
Itapemirim é privilegiado por sua localização estratégica. 95% das operações de exploração e produção de petróleo e gás estão nas Bacias do Espírito Santo e na de Campos, e o Município está bem no meio destes dois grandes “impérios petrolíferos”.
Itapemirim:  novos investimentos voltados ao apoio às plataformas de petróleo e gás.
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

A Bacia de Campos, situada na costa norte do estado do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do estado do Espírito Santo, é a maior província petrolífera do Brasil e responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo.

Nos últimos anos, o Espírito Santo foi destaque na produção de petróleo e gás natural no Brasil. Com as descobertas realizadas o Estado saiu da 5ª posição no ranking brasileiro de reservas, em 2002, para se tornar a segunda maior província petrolífera do País. A Bacia do Espírito Santo, que vai da divisa do estado com a Bahia até Vitória, é uma nova e promissora região de petróleo e gás natural no Brasil. Apresenta campos petrolíferos de grande importância, com reservas de gás natural e óleo leve. Tem uma área total de aproximadamente 90.000km².

Recentemente foi realizado em Itapemirim (novembro de 2011) uma Consulta Pública para a construção da Base de Apoio Logístico Offshore (alto-mar), que será implantada na região da Praia da Gamboa, no Distrito de Itaipava pelo Grupo Americano Edison Chouest.

Ontem, dia 08 de fevereiro, uma nova Consulta Pública foi realizada, mas desta vez para a implantação de um novo empreendimento no Município, o Itaoca Terminal Marítimo, empresa brasileira que oferecerá serviços de solução logística para atendimento à industria de exploração e produção de petróleo e gás (base de apoio às plataformas) e que tem como objetivo eliminar os gargalos operacionais e suprir a deficiência de instalações especializadas na região .

O terminal será construído em terra numa área de 600 mil m² na Praia de Itaoca, 1km ao sul da Base da Marinha Brasileira. Terá também uma pequena ilha em alto mar – 1km da costa acessível por uma ponte – de 40 mil m² com berços de atracação para receber até 12 embarcações de apoio marítimo.

O novo empreendimento terá investimentos de R$ 450 milhões gerando aproximadamente 500 postos de trabalho no período de construção. Na fase de operação do terminal estima-se a geração de 1.000 novos empregos na área de petróleo e gás na região.

Durante a Consulta Pública, que aconteceu na Escola Municipal Magdalena Pisa em Itaipava, representante do Grupo Itaoca Offshore apresentou ao público todo o empreendimento. Atualmente o projeto para a implantação do terminal marítimo está em fase de licenciamento ambiental.

Representantes da empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente, contratada para avaliar os possíveis impactos que o empreendimento pode causar, explicaram aos presentes como serão feitas as etapas para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Com a realização da Consulta Pública, os presentes puderam contribuir com questionamentos e indicações sobre os pontos essenciais para elaboração do Termo de Referência (TR), documento que irá nortear a elaboração do EIA.

A apresentação do Estudo é uma das exigências do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Através dele será analisado a viabilidade ambiental do terminal, as condições para sua execução e a liberação ou não da licença prévia.

Com o Estudo de Impacto Ambiental concluído, audiências públicas também serão realizadas no Município para que a sociedade conheça os detalhes do projeto e os resultados das pesquisas ambientais.

De acordo com a empresa Itaoca Offshore as obras da base marítima devem ser iniciadas em julho de 2013 e, concluídas e prontas para operar em julho de 2015.


















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir