Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2012

Homens são suspeitos de receber para atear fogo em parque do PR
Três homens foram presos; Segundo a polícia eles confessaram ação. Em 2011, Parque Estadual de Vila Velha teve 71 focos de incêndio.
Homens são suspeitos de receber para atear fogo em parque do PR
Foto: g1.globo.com

Três homens, suspeitos de atear fogo no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, foram presos em flagrante na segunda-feira (13). Eles eram funcionários terceirizados e trabalhavam como jardineiros e também no setor de manutenção do parque. De acordo com a polícia, eles confessaram a autoria do último e de outros incêndio ocorrido no parque.

Em 2011, o número de queimadas no local foi significativo. Ao todo foram notificados 71 focos, o maior quantidade já registrada na história do parque. E essa frequência levou a policia a suspeitar que a maior parte dos incêndios era criminosa.

"Observou-se que alguns desses incêndios sempre existiam um funcionário próximo", afirmou o policial ambiental Jamie Danielle. Ainda de acordo com o policial, os três funcionários comentaram que recebiam dinheiro para atear fogo na mata.

De acordo com a delegada Valéria Padovani, os funcionários vão responder por dano a uma unidade de preservação permanente cuja pena máxima é de quatro anos. A policia investiga agora quem seria o mandante dos incêndios. A empresa responsável pelos trabalhadores pode ser processada.

Parque estadual de Vila Velha é Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
O Parque Estadual de Vila Velha, fei revitalizado entre os anos de 2002 e 2004 e teve algumas de áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

Em 1996, foi tomado pela Secretaria de Cultura como atrimônio Histórico e Artístico do Estado. Entre os animais que vivem no local há lobos-guará, jaguatiricas, quatis, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, tamanduás-bandeira e mirins. A responsabilidade administrativa do parque é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir