Categoria Culinária  Noticia Atualizada em 15-02-2012

Aula show de Gastronomia
Só de falar em Paella já dá água na boca, imagine então saborear o prato mais popular da comida Espanhola à beira mar em uma bela e ensolarada tarde de sábado.
Aula show de Gastronomia
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Foi neste cenário em Itapemirim que aconteceu mais uma aula show de gastronomia realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

"Estamos promovendo a culinária local e mostrando aos participantes as opções de pratos à base de mariscos e outros frutos do mar", frisou Luciá Sampaio, titular da pasta que promove os eventos voltados para a alquimia de pratos e sabores.

Participarem amantes dos sabores de diversos locais: Cachoeiro de Itapemirim, Minhas Gerais, Goiânia, Porto Alegre.

Todos foram unânimes e confirmaram as delícias apresentadas pelos Chef de Cozinha Gilson Surrage de Iriri e Júnior de Itaipava.

Duas Paellas foram elaboradas pelos Chef’s e fizeram fila indiana para degustarem o prato que foi servido fartamente aos participantes que não se fizeram de rogados, repetiram com água na boca e gostinho de quero mais.

Em Itapemirim é assim, além de toda beleza que a natureza oferece, ainda há mais um atrativo para o turista, nossas delícias gastronômicas.

Ao final do evento os convidados perguntaram em alto e bom som: Quando será a próxima aula?

Sem data definida, fica na lembrança o sabor e a imagem de um prato saboroso à base de frutos do mar, temperado com ervas, azeite e salpicado de bom gosto e competência de quem sabe o que faz.

Foi um fim de semana de bom paladar e muitos convidados que fizeram pose para mostrar o requinte e delícia do prato saboreado.

PARA QUEM QUISER SE AVENTURAR EM PREPARAR O PRATO, SEGUE UMA RECEITA.

ESTA É ORIGINAL DA ESPANHA, MAS PODERÁ SER ADAPTADA Á SUA DESPENSA.
BOM APETITE.

A paella espanhola é um prato principal de teor calórico razoável, veja receita do prato mais popular da gastronomia espanhola. Ingredientes - Caldo: 1 ½ L de água; 1 colher (chá) de açafrão; 4 camarões grandes inteiros; 4 lagostins; 2 cabeças de pescada com a carcaça (casca ou cabeça de camarão). Paella: 300g de pernil de porco (cortado em cubos) refogado com 1 colher (chá) de páprica doce; 300g de carne de frango (cortada em cubos) refogado com 1 colher (chá) de curry; ½ xícara (chá) de azeite; 1 xícara (chá) de lingüiça defumada (cortada em rodelas); 1 cebola processada; 3 dentes de alho picados; ½ talo de alho poró cortado em rodelas não muito finas; 1 pimentão verde médio em tiras finas; 1 xícara (chá) de vagem picada; 1 xícara (chá) de ervilha fresca; ½ pimenta dedo-de-moça picada; 2 tomates picados sem pele e sem sementes; Sal a gosto; 1 xícara (chá) de peixe cortado em cubos (badejo, pescada, robalo, peixes de carne mais firme); 2 xícaras (chá) de arroz; Caldo de peixe (1 litro mais ou menos); 1 xícara (chá) de lula cortada em rodelas (150 g); 1 xícara (chá) de camarão médio sem casca (150 g); 1 xícara (chá) de vieiras (150 g); 1 xícara (chá) de mariscos (150 g); 2 colheres (sobremesa) de açafrão dissolvido no caldo de peixe; 1 colher (chá) de páprica doce dissolvida no caldo de peixe; Montagem: tiras de pimentão vermelho (de mais ou menos 3 cm) refogado no azeite e alho amassado, 4 unidades de mariscos na concha, 4 camarões cozidos, 4 lagostins, Salsinha processada a gosto, Ervilhas frescas para decorar. Preparo Caldo de peixe para cozinhar o arroz: Em uma panela com a água e o açafrão, coloque os camarões, os lagostins, a cabeça e a carcaça do peixe. Após 5 minutos de fervura, retire os camarões e os lagostins. Deixe o caldo do peixe em fogo baixo. Preparo para a Paella: Refogue o pernil de porco com a páprica por 10 minutos. Reserve. Em seguida, refogue o frango com o curry por aproximadamente 10 minutos. Reserve. Coloque os ingredientes, um a um, começando pela parte central da paellera, ou seja, a parte mais quente da panela e distribuindo pelas laterais. Coloque o azeite e, em seguida, os ingredientes: refogue a lingüiça, junte o frango, o lombo, a cebola, o alho, o alho poró, o pimentão verde, a vagem, a ervilha, os tomates, o peixe, o arroz e o caldo. Deixe por cerca de 5 minutos. Adicione a lula, o camarão, as vieiras e o marisco. Despeje o açafrão e a páprica doce.

Com o arroz quase cozido, pare de mexer e decore com os camarões, os lagostins, o pimentão vermelho refogado, os mariscos, a salsinha e as ervilhas. Abafe (com tapa ou papel-alumínio) e espere terminar o cozimento do arroz. Obs.: O arroz deve estar al dente.



























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir