Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2012

Aposentado perde a memória em MT após ser espancado por adolescente
Vítima de 67 anos ficou mais de 15 dias na UTI devido a agressão. Idoso aguarda atendimento neurológico do SUS para tentar se recuperar.
Aposentado perde a memória em MT após ser espancado por adolescente
Foto: g1.globo.com

O aposentado Francisco Sales da Silva, de 67 anos, que ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por mais de duas semanas depois de ser espancado por um adolescente de 15 anos durante um assalto, perdeu completamente a memória e aguarda ser atendido por um especialista em neurologia do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o filho da vítima, Dilson Sales da Silva, a vítima sofreu traumatismo craniano e não se lembra mais de nada, nem mesmo dos filhos.

Dilson afirmou ao G1 que, além da memória, o pai perdeu movimentos do corpo. "Ele [Francisco] não conhece mais ninguém, nem os filhos, e perdeu o movimento da mão, do braço e perna esquerda depois da agressão", disse, ao relembrar que antes o idoso morava sozinho, era independente, e que apesar de receber aposentadoria continuava fazendo alguns serviços.

De acordo com o filho, durante o período em que Francisco ficou na UTI, além das duas semanas de internação em uma unidade hospitalar de Cuiabá, recebeu somente atendimento para curar as lesões provocadas pelo adolescente que agrediu o idoso em Tangará da Serra, que fica a 242 quilômetros de Cuiabá. No entanto, ainda de acordo com Dilson, o aposentado não recebeu atendimento neurológico e sequer fez uma avaliação para identificar o estado de saúde mental dele.

Dilson explica que o pai precisa fazer uma cirurgia na cabeça, mas que a família não tem condições financeiras para pagar pelo procedimento e, por isso, aguarda um encaminhamento do SUS. Ao G1, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou que, nesse caso, é preciso que a família procure a Secretaria de Saúde do município, que deverá entrar em contato com a rede estadual de saúde solicitando o atendimento com um médico especialista. Isso caso a cidade não tenha nenhum especialista na área.

Depois do ocorrido, o idoso foi para Mirassol DOeste, distante 329 km da capital, onde mora uma filha dele. A revolta da família é o fato de o suspeito de cometer o crime continuar solto. Ele foi apreendido, mas após cinco dias detido no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) ganhou a liberdade porque em Tangará da Serra não há nenhuma unidade de internação socioeducativa.

"O menino continua na cidade e um dia antes do ocorrido ele foi detido por roubar um telefone celular de uma jovem. Ele foi levado para o Cisc, mas foi liberado em seguida", contou o filho, ao reclamar que sofre ao ver o adolescente andando pelas ruas da cidade, enquanto o pai sofre por causa das sequelas da agressão.

Francisco foi espancado em novembro do ano passado quando estava sozinho em casa. O adolescente invadiu a residência dele para roubar uma pequena quantia em dinheiro, conforme o filho da vítima.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir