Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2012

Córrego revitalizado em 2010 em Araraquara, SP, volta a receber lixo
Área é uma das principais fontes de captação de água da cidade. Local foi revitalizado há pouco mais de um ano, após determinação do MP.
Córrego revitalizado em 2010 em Araraquara, SP, volta a receber lixo
Foto: g1.globo.com

O Córrego do Tanquinho, que abastece a Represa das Cruzes, uma das principais fontes de captação de água em Araraquara, no interior de São Paulo, e importante afluente do Ribeirão das Cruzes, voltou a sofrer com os antigos problemas de descarte irregular de lixo e entulho, após ter sido revitalizado em 2010.

Segundo moradores da região, que fica no Jardim Roberto Selmi Dei, a prática de descarte irregular de lixo por populares é frequente. O córrego é protegido por um alambrado, mas o material foi retirado em ao menos quatro trechos de sua extensão, para facilitar o acesso das pessoas que insistem em depositar entulho e outros tipos de material no local.

Vizinhos apontam a recorrência do problema. "É comum ver sujeira ali. Sempre está cheio de lixo e quando não é nesse ponto é em outro", diz a dona de casa Aparecida Soares, de 29 anos.

A Secretaria de Meio Ambiente afirma que realiza o acompanhamento do Córrego do Tanquinho desde que a área foi recuperada pela Prefeitura, em 2010, mas que também necessita de ajuda da população para a manutenção.

Um projeto focado nos córregos e nascentes deve ser apresentado em breve e terá o apoio da Secretaria de Educação. O programa que fomenta a educação ambiental será inserido nas escolas para os mais de 20 mil alunos da rede.

Enquanto isso não ocorre, cotidianamente, o lixo urbano é recolhido e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) é comunicado sobre o entulho encontrado para que ele seja recolhido.

As justificativas da administração municipal não satisfazem, no entanto, quem convive com a situação do córrego. Para a aposentada Celia Rodrigues, 67 anos, o local era melhor quando cuidado pela população. "Tiraram as famílias que trabalhavam aqui e ficou tudo abandonado", diz.

Revitalização

Até setembro de 2010, cerca de 60 moradores do bairro utilizavam a várzea do Córrego do Tanquinho em desacordo com a legislação, que prevê uma distância mínima de 30 metros do leito dos mananciais para o uso agrícola. Durante 20 anos, porém, a população realizou o plantio de hortaliças e manteve criações de animais, alterando inclusive o curso dágua.

Outras ocorrências também eram constantes, como a perfuração de poços. A situação só foi parcialmente resolvida quando o Ministério Público solicitou à prefeitura a recuperação do local e a retirada das pessoas.







Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir