Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-02-2012

Promotoria quer julgamento por fraude fiscal para Berlusconi na Itália
Acusações são referentes ao caso Mediatrade, de 2003 e 2004. Ex-premiê italiano nega todas as acusações.
Promotoria quer julgamento por fraude fiscal para Berlusconi na Itália
Foto: g1.globo.com

Promotores solicitaram nesta quinta-feira (16) que o ex-premiê Silvio Berlusconi seja julgado por fraude fiscal, no que seria o quinto julgamento do bilionário na Itália, informaram fontes legais.

Berlusconi, de 75 anos, deve enfrentar um julgamento com mais onze pessoas como parte de uma investigação sobre direitos de distribuição de filmes e emissoras de televisão pertencentes à sua família, afirmaram fontes do gabinete da Promotoria em Roma. Ele negou as acusações.

Berlusconi já aguarda uma decisão judicial por fraude de impostos em um de seus quatro julgamentos em que ele também se defende de acusações de propina, sexo com menores de idade e abuso de poder, além de violação de segredos oficiais.

Promotores em Milão pediram para Berlusconi cinco anos de prisão na quarta-feira, por um processo em que é acusado de suborno. A solicitação gerou uma reação furiosa de Berlusconi, que disse ser vítima de uma "perseguição judicial".

Mesmo se condenado, é pouco provável que Berlusconi chegue a ser preso, graças a uma combinação entre a lentidão da justiça italiana e o estatuto de limitações, e porque as diretrizes condenatórias são indulgentes com maiores de 70 anos.

As acusações feitas nesta quinta-feira são relacionadas a transações feitas em 2003 e 2004 pela Mediatrade-RTI, uma subsidiária do império televisivo de Berlusconi, a Mediaset.
A promotoria argumentou que a Mediatrade-RTI inflou artificialmente os direitos de transmissão dos filmes antes de vendê-los para a Mediaset.

O mecanismo financeiro usado permitiu que a companhia criasse um fundo estrangeiro para pagamento de subornos e para emitir faturas falsas da receita declarada na Itália, com o objetivo de evitar impostos.

A promotoria também pediu o julgamento para o presidente da Mediaset, Fedele Confalonieri, e do vice-presidente Pier Silvio Berlusconi, seu filho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir