Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2012

Mosca-das-frutas bebe álcool como remédio contra parasitas, diz estudo
Prática aumentaria taxa de sobrevivência do inseto. Pesquisa questiona efeitos positivos do álcool para tratar doenças.
Mosca-das-frutas bebe álcool como remédio contra parasitas, diz estudo
Foto: g1.globo.com

A mosca-das-frutas consome álcool quando está infectada por um tipo de parasita, para se automedicar. A afirmação é de um estudo da Universidade Emory, nos Estados Unidos, publicado na revista científica "Current Biology" nesta quinta-feira (16).

A ingestão de álcool permitiria a sobrevivência de 60% das moscas-das-frutas infectadas. Já os insetos que não bebem o líquido morrem, segundo o estudo.

O parasita em questão é a vespa, que injeta ovos nas larvas de mosca de fruta. Ela também deposita veneno com a função de bloquear o sistema imunológico do inseto, permitindo que os ovos se desenvolvam. Em seguida, larvas de vespa começam a comer a mosca-das-frutas de dentro para fora.

O álcool poderia bloquear o efeito do veneno e impedir a continuidade do ciclo de vida da vespa, de acordo com o estudo.

A hipótese dos pesquisadores era que as moscas-das-frutas consumem álcool para combater o parasita. Para testá-la, eles colocaram lado a lado alimento com e sem álcool. Após 24 horas, 80% dos insetos infectados por vespas comiam o alimento com álcool.

Os cientistas esperam que a pesquisa estimule mais estudos sobre o uso de álcool para controlar doenças em outros organismos, inclusive nos seres humanos.

"Apesar de muitos estudos em humanos demonstrarem a diminuição do sistema imunológico em consumidores crônicos de álcool, pouco tem sido feito para analisar qualquer efeito benéfico do consumo da substância", afirmou Todd Schlenke, geneticista que conduziu o experimento, em material de divulgação.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir