Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-02-2012

Zona do euro terminará 2012 em recessão, segundo Comissão Europeia
Segundo órgão da União Europeia, crise da dívida fragilizou os mercados financeiros e provocou uma depressão da economia real.
Zona do euro terminará 2012 em recessão, segundo Comissão Europeia
Foto:

A Eurozona entrará em recessão em 2012 e oito de seus 17 países registrarão crescimentos negativos, incluindo Espanha e Itália, com prognósticos piores que os previstos anteriormente, anunciou a Comissão Europeia.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Eurozona cairá 0,3% em 2012, segundo novas projeções.

A previsão anterior, divulgada na primavera, previa um crescimento de 0,5%.

A última recessão da união monetária aconteceu em 2009, quando registrou um recuo de 4,3%.

Nove países entrarão em recessão na União Europeia (UE), integrada por 27 países.

A revisão para baixo dos dados foi motivada pela crise da dívida que fragilizou os mercados financeiros e provocou uma depressão da economia real, segundo a Comissão.

O Executivo europeu destaca que a recessão será "moderada" e afirma que há sinais de melhora nas economias da Eurozona no segundo semestre do ano.De acordo com a Comissão Europeia (CE), a recessão na Grécia será maior que a prevista anteriormente, com uma queda de 4,4% do PIB, contra um recuo de 2,8% na estimativa inicial.

Assim, 2012, será o quinto ano de recessão consecutiva na Grécia. A Eurozona desbloqueou nesta semana um plano de resgate com o valor total de 237 bilhões de euros.

Ano passado, o PIB da Grécia caiu 6,8%.Na Itália, a contração será de 1,3% (-0,1% na previsão inicial). Na Espanha, a previsão é de um resultado negativo de 1,0% (+0,7% na previsao inicial).

Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir