Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 24-02-2012

Os desafios do comércio após o Carnaval

Os desafios do comércio após o Carnaval
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Já é comum, entre os brasileiros, dizer que o país só começa a funcionar após o Carnaval. De fato, é depois desse período que as pessoas retomam as suas rotinas normais de trabalho e estudos, trazendo também desafios para o comércio que precisa se preparar para os novos hábitos dos consumidores.

Nessa época, os lojistas enfrentam duas situações. Uma é como atrair o consumidor e dinamizar as vendas quando há uma tendência de retração por causa dos compromissos dos clientes com despesas escolares, viagens que fizeram nas férias e IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

Outra questão é que esse momento representa um período de transição, quando os lojistas se veem entre o final do verão e a aproximação de uma nova estação e precisam estar capitalizados para renovar os estoques com as novas coleções de outono-inverno. A melhor alternativa para enfrentar tais situações continua sendo as liquidações, que viraram uma tradição sempre muito esperada nesta época pelo mercado e divulgada espontaneamente pela mídia.

As liquidações após o Carnaval são uma oportunidade de otimização das vendas, atraindo os consumidores em uma época de baixa, injetando recursos nas lojas, acabando com os estoques de verão e abrindo espaço para as novidades que atendam às mudanças de hábitos dos consumidores diante de temperaturas mais amenas. Uma recomendação é que os lojistas se reúnam para promover ações conjuntas, se organizando, realizando e transformando as promoções de verão em grandes eventos. Além de um reforço na divulgação, essas programações geram movimento de pessoas nas ruas, nas galerias e nos shoppings.

Sazonalidade

A sazonalidade sempre traz impactos ao comércio. É o caso da renovação de estoques visando à mudança de clima. A melhor solução é planejar com antecedência a substituição de produtos, considerando-se itens como custos, fornecedores, tipo e volume de mercadorias, metas, receita prevista, total de recursos necessários ou acesso ao crédito. Quanto mais previsíveis as ações, maiores as chances de acerto, evitando-se prejuízos com excesso e encalhe de mercadoria.

Inclusive, muitos lojistas, que compraram muito e não conseguiram alcançar as metas de vendas no final do ano, precisam agora de capital de giro para a próxima estação. É importante que eles procurem linhas alternativas de crédito no mercado financeiro, optando por aquelas que tenham carência, taxas de juros menores, prazos de pagamento melhores e evitando a entrega de recebíveis com custo alto.

Outro detalhe importante é estar bem informado sobre as tendências do outono-inverno para não comprar errado, além do uso de estratégias que atraiam os consumidores. Nesse caso, o melhor a fazer é ter criatividade para surpreender e provocar emoções nos consumidores associadas aos significados da nova estação.

Existem muitos exemplos surpreendentes até mesmo em atividades aparentemente típicas de verão. O que uma sorveteria ou uma loja de biquines poderia fazer para surpreender o seu público e continuar vendendo no inverno? Algumas sorveterias conseguem superar a baixa estação inovando com a oferta de sorvetes fritos ou servidos com caldas quentes, fazendo um agradável contraste de sabores e temperaturas. Lojas de biquines e maiôs partem para as roupas de ginástica, também feitas com os mesmos tecidos.

A decoração da loja deve ser caracterizada com a época, remetendo ao charme e ao aconchego do clima ameno e frio. A oferta de um cafezinho, um chá ou um chocolate quente é um mimo que agrada ao cliente e reforça o ambiente receptivo da loja. As soluções vão depender do tipo de negócio da loja e do perfil dos clientes.


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir