Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2012

"Nasci de novo", diz mulher atingida por raio em cidade de Mato Grosso
Jacinta Souza ainda sente dores provocadas pela descarga atmosf�rica. Dez dias antes, um homem morreu atingido por um raio na mesma regi�o.

Foto: g1.globo.com

Mesmo com as manchas no corpo, dificuldades para se alimentar, parte do cabelo queimado e muitas dores, Jacinta Maria de Souza se emociona ao lembrar que sobreviveu a um raio quando estava dentro de casa, na Gleba Mercedes, que fica na zona rural de Sinop, a 503 quil�metros de Cuiab�. "Ainda me d�i muito. Estou com o pesco�o ruim, sinto muita dor na nuca, mas posso falar que nasci de novo", disse emocionada.

O filho dela, Alex Jos� Teodoro, de 13 anos, conta que encontrou a m�e ca�da no ch�o, dentro de casa, pr�xima a um interruptor. "Meu pai pegou ela, colocamos em cima da mesa. N�s ficamos mexendo ela para n�o endurecer as partes do corpo. Ligamos para o nosso vizinho nos ajudar a lev�-la at� os bombeiros", recordou o menino.

Al�m de ficar inconsciente por alguns instantes, Jacinta ainda teve alguns m�sculos atrofiados, no entanto, as sequelas permanentes foram evitadas porque o socorro da fam�lia foi r�pido. Na regi�o da Gleba do Mercedes, Jacinta � a segunda pessoa a ser atingida por um raio no intervalo de apenas dez dias. O motorista Jo�o Veiga da Silva tamb�m foi atingido por um raio quando estava dentro de casa, mas n�o resistiu e morreu assim que deu entrada no pronto atendimento, em Sinop.

Medo

Depois da morte de Jo�o Veiga e do acidente com Jacinta, os moradores da zona rural de Sinop est�o em estado de alerta. O agricultor Nelson Luiz Lidani, afirma que teve o rebanho atingido. Um dos cavalos recebeu uma forte descarga atmosf�rica. "Assim que arma um tempo pesado, temos que correr para desligar todos os aparelhos porque � certeza que tem fa�sca e sempre falta energia. Nesta �ltima chuva que aconteceu, s� um raio atingiu seis transformadores e v�rios animais morreram por causa de raios", destacou o agricultor.

Outro lado

A empresa respons�vel pelo fornecimento de energia naquela regi�o, se posicionou sobre as reclama��es dos moradores quanto as defici�ncias na rede el�trica, e garantiu que as quedas de energia na �rea rural s�o mais frequentes que na �rea urbana. Ainda de acordo com o �rg�o, os desligamentos de alguns trechos servem para proteger a rede de danos maiores.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir