Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 01-03-2012

Estudo sugere que qualidade do sono melhora com a idade
Entrevistados na faixa dos 80 anos relataram a melhor qualidade de sono.
Estudo sugere que qualidade do sono melhora com a idade
Foto: noticias.r7.com

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que a qualidade do sono melhora com o avan�o da idade, ao contr�rio do que se imaginava antes.

O estudo, do Centro para Sono e Neurobiologia Circadiana da Universidade de Pennsylvania, nos Estados Unidos, ouviu por telefone 150 mil adultos.

Segundo os depoimentos, a n�o ser por um per�odo por volta dos 40 anos, a qualidade do sono aumenta com o passar do tempo. Os entrevistados na faixa dos 80 anos relataram a melhor qualidade de sono.

Michael Grandner, um dos cientistas que liderou a pesquisa, afirmou que a raz�o do estudo era levar as pessoas a repensarem o conceito sobre idade e baixa qualidade do sono.

- Esses resultados nos obrigam a repensar o que sabemos sobre sono entre pessoas mais velhas - homens e mulheres.

O pesquisador sugere que � poss�vel que pessoas mais velhas estejam dormindo mal, mas elas simplesmente se sentem bem a respeito do pr�prio sono.

- Mesmo se o sono entre os americanos mais velhos �, na verdade, pior do que em adultos jovens, a sensa��o em rela��o a isso melhora com a idade.

O estudo foi publicado na revista especializada Sleep.

Equipamentos ou perguntas

Geralmente, universidades contam com equipamentos que podem avaliar a dura��o e o n�vel de perturba��o do sono para estudos com volunt�rios. E os resultados obtidos com esses equipamentos nem sempre combinam com a opini�o dos volunt�rios sobre a qualidade do sono.

A pesquisa da Universidade da Pennsylvania se concentrou em perguntas para pessoas selecionadas aleatoriamente. Al�m de perguntas sobre a qualidade do sono, os entrevistados tamb�m tiveram que responder sobre o estado geral de sa�de, renda, n�vel educacional e ra�a.

Durante as entrevistas, os pesquisadores notaram que estar deprimido ou ter problemas de sa�de s�o fatores ligados a um sono de baixa qualidade. No entanto, quando os cientistas ajustaram os resultados para compensar esses fatores, um padr�o diferente surgiu.

As reclama��es sobre sono ruim ca�ram � medida que a idade dos entrevistados avan�ava e o menor n�mero de reclama��es vinha de pessoas com mais de 70 anos.

A �nica exce��o ocorreu entre pessoas na meia idade, quando foi registrada uma queda na qualidade do sono dos entrevistados.

Para Derk-Jan Dijk, professor de Sono e Fisiologia e diretor do Centro de Pesquisa do Sono de Surrey, na Gr�-Bretanha, que n�o participou da pesquisa, o estudo americano � "interessante".

- Temos que nos afastar de todos aqueles mitos sobre envelhecimento. Muitas pessoas est�o muito satisfeitas com o sono.

No entanto, para o professor, perguntas subjetivas sobre sono podem resultar em respostas que dependem do humor do entrevistado.

- Se voc� est� com raiva por n�o ter recebido um aumento de sal�rio do seu chefe, por exemplo, sua percep��o de qualidade do sono pode ser muito diferente de algu�m que est� satisfeito naquele momento.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir