Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 01-03-2012

Procura por vacina contra meningite aumenta em SP
Em fevereiro, quatro alunos da rede p�blica morreram por causa da doen�a. Em UBS na S�, procura aumentou cerca de 10%.
Procura por vacina contra meningite aumenta em SP
Foto: g1.globo.com

A procura pelas vacinas contra meningite aumentou em algumas unidades de sa�de de S�o Paulo. A preocupa��o dos pais paulistanos tem fundamento: em fevereiro, quatro alunos da rede p�blica de ensino morreram por causa da doen�a. Duas v�timas eram irm�s. Elas apresentaram os sintomas � febre, v�mito e rigidez na nuca � foram levadas para o hospital, mas n�o resistiram.

A meningite � a inflama��o da meninge, uma membrana que envolve o c�rebro. A doen�a pode ser provocada por v�rus, fungos ou bact�rias. Contra os v�rus e fungos, n�o existem vacinas. J� contra as bact�rias, h� tr�s tipos, todas dispon�veis na rede p�blica para crian�as com menos de dois anos e para pessoas com doen�as cr�nicas, como asma, aids e s�ndrome de down.

Em uma unidade b�sica de sa�de (UBS) na S�, no Centro da capital, a procura pela vacina aumentou cerca de 10%. S� nesta semana, 50 crian�as foram imunizadas. Os agentes de sa�de acreditam que as pr�prias creches e escolas est�o orientando os pais a protegerem os filhos.

"N�o precisamos criar nenhum alarde em rela��o a meningite. N�s n�o estamos em surto. As crian�as devem procurar unidade de sa�de para tomar a vacina. Quem tiver alguma doen�a cr�nica deve procurar o m�dico para saber se est�o dentro do grupo de risco", explica a coordenadora de imuniza��o, Maria L�gia Ramos Nerger.

Em 2011, 21 pessoas morreram por causa da doen�a. Este ano, nove mortes j� foram registradas na capital.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir