Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2012

Usuários do SUS de Vitória reclamam de "melhor atendimento" em ranking
Hospitais, PAs superlotados e demora são principais queixas do capixaba. Levantamento do Ministério da Saúde mostra melhores e piores estruturas.
Usuários do SUS de Vitória reclamam de
Foto: g1.globo.com

Para o Ministério da Saúde, Vitória foi considerada a primeira na lista das cidades brasileiras com melhor infra-estrutura e condições de atendimento à população nas unidades atendidas pelo SUS. Mas, para a dona de casa Jamara Batista, moradora da capital do Espírito Santo, os dados do Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDSUS), divulgados nesta quinta-feira (1), não condizem com a realidade de quem depende da saúde pública no município. De um lado, o prefeito João Coser diz que o resultado do levantamento é reflexo do trabalho desenvolvido. Nas ruas, o capixaba reclama dos Pronto Atendimentos (PAs) e dos corredores dos hospitais superlotados.

Durante a tarde desta quarta-feira (29), a dona de casa disse que esperou mais de três horas pelo atendimento médico no Pronto Atendimento da Praia do Suá que atende pelo SUS. "Com muita dor no pé, não consigo nem pisar no chão. Ninguém dá satisfação", reclama. A auxiliar de serviços gerais Valdemira de Souza estava com a sobrinha precisando de socorro e viveu o mesmo problema. "Com minha sobrinha passando mal e vomitando, esperei mais de duas horas e não fui atendida", contou.

Também no PA da Praia do Suá, o desempregado Rafael de Jesus, que havia sofrido um acidente, disse que chegou ao pronto atendimento às 16h, mas imaginava que só conseguiria atendimento depois das 21h. "Na semana passada, fiquei quatro horas na espera e nada resolveram", disse.

Ponto positivo

pesar das reclamações, alguns pacientes ressaltaram pontos positivos. O aposentado Carlos Damião sofreu um infarto e foi prontamente atendido tanto no PA da Praia do Suá quanto no Hospital São Lucas. "Acho que, às vezes, há demora acontece devido ao atendimento a pacientes de outros municípios", relata. O marido da aposentada Marina Mendes teve um derrame e ela afirma que o atendimento está correto no Hospital São Lucas. "Ele está sendo bem cuidado e não tive problemas", conta. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o São Lucas é referência no atendimento a pacientes com traumas.

Vitória

Segundo o IDSUS, Vitória aparece entre os municípios que apresentam melhor infra-estrutura e condições de atendimento à população, o Grupo 1. A capital capixaba aparece com um índice de 7,08 pontos; seguido de Curitiba, no Paraná, com 6,96; e Ribeirão Preto, em São Paulo, com 6,69 em seu grupo.

O prefeito de Vitória, João Coser, disse ao G1 que realmente tem tido bons resultados na saúde, mas ainda é preciso melhorar. "De fato, nós temos uma atuação muito presente na saúde. A nossa política de atendimento nas unidades conta com vários tipos de exame, como preventivos até odontológicos. Temos uma rede física bastante qualificada. Acredito mesmo que tenhamos esses bons indicadores, pois procuramos atender saúde além da rede hospitalar, vamos na base, com prevenções desde a escola", disse.

Sobre as deficiências, Coser citou a demora no atendimento como grande problema. "A maior reclamação é no atendimento, e para isso melhorar é preciso motivar o funcionário. A valorização dos profissionais, com salários melhores, e melhorar o atendimento são nossos objetivos", declarou.

Para justificar a primeira colocação, foram investidos R$ 210.156.195,71 em saúde no ano de 2011, um custo de R$ 655,65 per capita, segundo a prefeitura de Vitória. Quanto às reclamações da população, a prefeitura de Vitória prometeu que, no primeiro semestre de 2012, um centro de saúde integrado será inaugurado. "A estrutura montada no bairro Mário Cypreste vai oferecer exames, consultas, exames de imagem e laboratório", diz Coser.

Serra

O município da Serra, na Grande Vitória, aparece entre as 10 cidades piores pontuadas em um grupo com municípios que possuem menos infra-estrutura e condições de atendimento. A cidade capixaba possui 4,97 pontos, no Grupo 2, que é liderado por Barueri, em São Paulo, com 8,22 pontos. A Secretaria Municipal de Saúde preferiu não se manifestar sobre o levantamento.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir