Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2012

Jornalistas foragidos da Síria deixam Líbano e voltam à França
Os jornalistas franceses Edith Bouvier e William Daniels, que conseguiram chegar na quinta-feira ao Líbano após ficarem. presos na cidade síria de Homs
Jornalistas foragidos da Síria deixam Líbano e voltam à França
Foto: noticias.terra.com.br

Os jornalistas franceses Edith Bouvier e William Daniels, que conseguiram chegar na quinta-feira ao Líbano após ficarem presos na cidade síria de Homs, embarcaram nesta sexta com destino à França após terem recebido os primeiros socorros, disseram à agência EFE fontes diplomáticas em Beirute.

No avião fretado pela Presidência da República francesa viajam ainda dois médicos destacados especialmente para acompanhá-los no voo, acrescentaram as fontes.

Ambos haviam sido levados anteriormente ao estabelecimento hospitalar Hotel Dieu de France, onde foram submetidos a todo tipo de exames para que os médicos aprovassem sua partida de volta à França.

Os jornalistas não deram nenhuma declaração à imprensa ao deixarem o estabelecimento hospitalar, de onde se dirigiram em uma ambulância da Cruz Vermelha rumo ao aeroporto internacional Rafik Hariri.

As fontes haviam explicado à EFE que Edith, cujo estado é "estável", será operada na França dos ferimentos sofridos na perna pelos bombardeios do regime sírio.

Meios de comunicação libaneses indicaram que a jornalista tem o fêmur quebrado em duas partes e um deslocamento nos ossos.

Já Daniel está bem. "Ele foi submetido a exames médicos e a priori não tem nada", acrescentaram as fontes.

Edith, repórter do jornal francês "Le Figaro", e o fotógrafo Daniel eram os últimos jornalistas estrangeiros presos em Homs, foco da insurreição na Síria, mas que desde quinta está sob controle do regime após o ataque a essa cidade.

No bombardeio no qual Edith ficou ferida, dois jornalistas, a americana Marie Colvin e o fotógrafo francês Remi Ochlik, morreram, enquanto o fotógrafo britânico Paul Conroy também ficou ferido.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir