Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2012

Parque é punido para não provocar mais mortes
O Hopi Hari ficará fechado por dez dias,para manutenção dos brinquedos do parque onde a estudante morreu.
Parque é punido para não provocar mais mortes
Foto: www.diariosp.com.br

O Hopi Hari ficará fechado por dez dias, a partir de hoje, para que todos os brinquedos passem por minuciosa avaliação e manutenção. A medida faz parte de acordo firmado ontem entre representantes do parque de diversões de Vinhedo e o Ministério Público, em razão da morte da estudante Gabriela Yukari Nichimura, na última sexta-feira, no brinquedo La Tour Eiffel. A adolescente de 14 anos ocupava uma cadeira que há pelo menos dez anos estava interditada por problemas de segurança e nenhum funcionário avisou a família.

"É inconcebível um parque manter uma cadeira inoperante por dez anos sem aviso aos usuários, sabendo que pode matar qualquer pessoa. Entendo que esse é um caso de homicídio doloso (com a intenção de matar), porque os responsáveis assumiram o risco de matar", diz o advogado da família de Gabriela, Ademar Gomes.

A mãe de Gabriela, Silmara Aparecida Nichimura, afirma que, se não tivesse a foto da família para comprovar que a sua filha estava na cadeira quebrada, o caso teria acabado em pizza. "Seria a minha palavra contra a dos donos do parque", diz.

Funcionários confirmaram, em depoimento à polícia, que o parque sabia que o assento estava sem uma das travas de segurança. A perícia comprovou que a cadeira abre "em forma de chicote" na queda.

Para o Ministério Público, o parque cometeu uma falha gravíssima na medida em que faltou com o dever de informar aos usuários que a cadeira não poderia ser usada. "A medida entrou em uma verdadeira arma", compara o promotor Rogério Cunha, que acompanha as investigações do caso.

ERRO / O advogado do Hopi Hari, Alberto Zacarias Toron, admite erro. "O parque reconhece que houve um erro dos técnicos de manutenção que habilitaram indevidamente uma cadeira que não deveria ser habilitada, seja ainda concomitantemente das pessoas que fazem atendimento operacional e que deveriam ter verificado que a trava não funcionava. O Hopi Hari reconhece."

O advogado Ademar Gomes vai entrar com ação contra o parque e contra a prefeitura de Vinhedo. Ele vai pedir indenização de R$ 2 milhões e R$ 1 milhão, respectivamente, por danos morais e materiais.

Fonte: www.diariosp.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir