Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-03-2012

80 a 90% dos focos de dengue estão nas residências
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) registrou queda de 57% no número de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, os números ainda são preocupantes, até 1° de março, foram registrados 1.195 casos da doença
80 a 90% dos focos de dengue estão nas residências
Foto: invivo.fiocruz.br

Para o coordenador de Vigilância e Saúde Ambiental da Sesapi, Inácio Lima, com a introdução de mais um tipo de vírus, o tipo 4, as pessoas podem ter a doença mais de uma vez. "O vírus tem a mesma característica, mas é mais agressivo, e por ser outro tipo, as pessoas poderão ter novamente a doença", explicou.

O coordenador ressaltou que este novo tipo de dengue não está relacionado diretamente com a dengue hemorrágica. "O estágio hemorrágico depende do sistema imunológico da pessoa", enfatiza.

Os números da Secretaria de Saúde mostram que Teresina é a cidade piauiense com mais casos de dengue, seguida por São Raimundo Nonato. Apenas este ano, foram registrados respectivamente 583 e 156 casos.

Inácio Lima destaca que o saneamento ambiental é determinante para prevenir a doença. "Em 80 a 90% dos casos de dengue, os focos estão dentro das residências. Precisamos da ajuda da população para conter esses casos", finaliza o gestor.

Fonte: www.cidadeverde.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir