Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2012

Chefes locais declaram autonomia no leste da Líbia e pedem federação
Proposta recria a região administrativa da Cirenaica. Conselho Nacional de Transição, poder central, é contrário à medida.
Chefes locais declaram autonomia no leste da Líbia e pedem federação
Foto: g1.globo.com

Chefes de tribos e milícias da parte oriental da Líbia, partidários de um "sistema federal", declararam nesta terça-feira (6) a autonomia nesta região petroleira, onde teve início a rebelião que resultou na queda do regime do falecido ditador Muammar Kadhafi.

"A região optou por um sistema federal", afirmaram, em um comunicado comum.

Ahmed Zubair foi eleito para dirigir esta nova entidade chamada Cirenaica, que se estende da fronteira com o Egito até Sirte (360 km a leste de Trípoli).

Milhares de pessoas participaram de uma cerimônia na qual foi nomeado um conselho encarregado de dirigir a região.

Zubair é um primo do ex-rei Idris al-Senusi, derrubado em 1969, e integra o Conselho Nacional de Transição (CNT), que dirige a Líbia desde a queda de Kadhafi.

Mustafá Abdul Jalil, que dirige o CNT, já havia expressado sua oposição à instauração de um sistema federal. "Os líbios lutaram por uma Líbia unida, por isso esses pedidos não devem ter consequência alguma", disse.

"O federalismo é desnecessário (...) Não queremos voltar 50 anos atrás", declarou, por sua parte, o primeiro-ministro Abdul Rahim al Kib à televisão.

O sistema federal foi abandonado na Líbia em 1963. Anteriormente, o país estava dividido em três regiões administrativas: Tripolitânia, Cirenaica e Fezzan.

O CNT, que transferiu a sede governamental de Benghazi (leste) a Trípoli, não conseguiu até agora exercer uma autoridade efetiva em todo o país.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir