Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-03-2012

Saúde dos rins é lembrada em Dia Mundial de combate à doença crônica
Atendimentos gratuitos serão feitos nesta quarta, em Araraquara, SP. Segundo dados da SBN, 91 mil brasileiros fizeram diálise em 2011.
Saúde dos rins é lembrada em Dia Mundial de combate à doença crônica
Foto: g1.globo.com

Profissionais da Unidade de Tratamento Dialítico de Araraquara, no interior de São Paulo, realizam a Campanha de Prevenção de Doenças Renais, nesta quarta-feira (7), na Praça da Santa Cruz. As atividades gratuitas fazem parte do Dia Mundial do Rim, celebrado na quinta-feira (8), e têm apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Em todo o País, haverá eventos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença renal crônica. O tema da campanha deste ano é "Rins em Defesa da Vida".

Em Araraquara, nesta quarta-feira, das 10h às 17h, 30 profissionais entre médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfemagem e assistentes sociais farão medição da pressão arterial, teste de glicosimetria capilar, exame de urina com fitas dipstick e entrega de panfletos e orientações gerais ao público.

Pacientes

Dados do Censo realizado pela SBN em 2011 mostram que, no ano passado, 91.314 pessoas foram submetidas à diálise, no Brasil. Deste total, 57,3% eram homens e 42,7% mulheres. Atualmente, 300 pacientes de Araraquara passam pelo tratamento, segundo o médico Henrique Luis Carrascossi.

Ainda de acordo com dados da SBN, o número sobe para 10 milhões de brasileiros quando consideradas as pessoas que possuem algum tipo de grau de lesão nos rins.

Carrascossi afirma que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. "A ausência de uma dieta equilibrada, a falta de atividade física, o fumo, altos níveis de açúcar no sangue, o baixo consumo de água, o fumo e o uso de medicamentos sem orientação médica são itens que contribuem para o desenvolvimento da doença nos rins".

Diagnóstico

As pessoas que apresentam fatores de risco podem ter a doença diagnosticada pelo exame simples de urina e pela dosagem de creatinina no sangue. Segundo Carrascossi, os principais sintomas apresentados são inchaço, descontrole de pressão arterial, urina com presença de sangue ou espuma acentuada, fraqueza desencadeada por anemia e palidez cutânea.

O médico ainda alerta para o fato da doença ser silenciosa. "Mesmo que os rins estejam trabalhando em apenas 30% de sua capacidade, os sintomas ainda serão imperceptíveis. O quadro se complica quando esse índice cai para 15%. Nestes casos é indicada a hemodiálise, a diálise ou até mesmo o transplante renal. Em casos mais graves, o quadro pode levar a morte".

Os pacientes da rede pública de saúde de Araraquara são encaminhados para a Unidade de Tratamento Dialítico de Araraquara.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir