Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2012

Defesa exige retirada de para-raio radioativo de escola em Rio Preto, SP
Equipamento foi encontrado durante vistoria em escolas estaduais. Estudos apontam que para-raio emite part�culas radioativas.
Defesa exige retirada de para-raio radioativo de escola em Rio Preto, SP
Foto: g1.globo.com

A Defesa Civil poder� ter que recorrer ao Minist�rio P�blico para conseguir retirar o para-raio irregular instalado numa escola de S�o Jos� do Rio Preto, no interior de S�o Paulo, a 440 quil�metros da capital, encontrado durante uma vistoria. A den�ncia foi exibida pelo Tem Not�cias nesta ter�a-feira (6).

O equipamento foi encontrado na escola "Yvete Gabriel Atique" e, segundo os vistoriadores, deixou de ser fabricado h� 22 anos, depois que estudos apontaram que ele emite part�culas radioativas. A Defesa Civil determinou a retirada imediata do aparelho.

A vistoria, realizada em 37 unidades de ensino da cidade, encontrou problemas em 36 delas. A �nica que n�o apresentou problema, segundo o relat�rio da Defesa Civil, � "Ivan do Vale Rollemberg".

Na escola estadual "Jos� Fel�cio Miziara", nenhum extintor de inc�ndio foi encontrado nos corredores de acesso �s salas de aula e os equipamentos, obrigat�rios e que podem salvar vidas em caso de inc�ndio, estavam amontoados e trancados numa sala.

Na escola "Cardeal Leme", a Defesa Civil encontrou material inflam�vel armazenado em espa�o inadequado. A caixa de energia el�trica, por exemplo, est� parcialmente tampada com um peda�o de madeira. Na "Philadelpho Gouveia Neto", onde um inc�ndio no ano passado destruiu parcialmente o pr�dio, falta justamente equipamento para combater o fogo.

Em nota, a Funda��o para o Desenvolvimento da Educa��o (FDE) informa que foram abertos processos para a realiza��o das obras necess�rias em cada uma das 35 unidades citadas.

No caso da Escola Estadual Yvete Gabriel Atique, ser�o realizadas interven��es nos sistemas de combate a inc�ndio e de prote��o contra descargas atmosf�ricas, execu��o do reservat�rio superior e revis�o da rede el�trica e hidr�ulica.

A obra encontra-se em fase de pr�-contrata��o, aguardando autoriza��o. O investimento previsto � de R$ 450 mil e o prazo para conclus�o, 120 dias. J� o para-raio ser� retirado nos pr�ximos dias.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir