Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2012

Esposa ciumenta teria delatado Bin Laden
EUA negam vers�o e dizem que chegaram a ele por seus pr�prios meios.
Esposa ciumenta teria delatado Bin Laden
Foto: jornalismob.wordpress.com

O terrorista Osama bin Laden teria sido entregue aos norte-americanos por uma de suas primeiras esposas, que sentia ci�mes de uma rival mais jovem na casa em que viviam. Essa � a tese elaborada por um general paquistan�s depois de uma longa investiga��o.

Dez meses mais tarde, a incurs�o de um comando de elite americano que matou o chefe da al-Qaeda em seu tranquilo ref�gio na cidade paquistanesa de Abbottabad continua sendo um mist�rio que alimenta in�meras teorias, inclusive a trai��o por ci�mes.

Shaukat Qadir, um general de brigada reformado, investigou o epis�dio durante oito meses. Gra�as a suas rela��es com o alto escal�o das For�as Armadas, foi autorizado a visitar a casa que Bin Laden ocupou e falar com os agentes que interrogaram as esposas do terrorista, presas depois da opera��o.

Segundo Qadir, Bin Laden foi v�tima de um compl� da al-Qaeda, que utilizou uma de suas esposas para colocar os americanos em seu rastro.
O terrorista Osama bin Laden observa v�deo em que ele pr�prio aparece, em sua casa em Abbotabad, em imagem n�o datada (Foto: AP)O terrorista Osama bin Laden observa v�deo em que ele pr�prio aparece, em sua casa em Abbottabad, em imagem n�o datada (Foto: AP)

De acordo com Qadir, Bin Laden come�ou em 2001 a sofrer com uma defici�ncia mental, o eg�pcio Ayman Al Zawahiri, a decidir elimin�-lo.

Depois de v�rios anos de fuga no noroeste paquistan�s, a al-Qaeda decidiu escond�-lo em Abbottabad, onde mandou construir quase uma mans�o.

Bin Laden se estabeleceu nessa casa em 2005 com duas de suas esposas, Amal e Seehan, e v�rios de seus filhos. O grupo inclu�a Khalid, filho adulto fruto da rela��o com Seehan e quem, como os guarda-costas paquistaneses de seu pai, tinha esposas e filhos.

No entanto, as coisas mudaram em 2011 quando chegou � casa outra esposa de Bin Laden, Jairia, saudita como Seehan e com quem ele havia se casado no final dos anos 1980 e a quem n�o via desde 2001.

Refugiada (e vigiada) numa casa no Ir� at� o fim de 2010, Jairia passou, segundo o general Qadir, v�rios meses num campo da al-Qaeda no Afeganist�o antes de chegar a Abbottabad em mar�o de 2011, menos de dois meses antes do ataque americano.

Qadir n�o tem d�vidas de que foi Jairia quem traiu Bin Laden.

"� o que Amal tamb�m acha e disse aos investigadores", explicou.

Ao chegar � casa, Jairia, j� conhecida por seus ci�mes doentios, se instalou no primeiro andar e logo levantou suspeitas, em particular por parte de Khalid.

Mencionando um depoimento de Amal a seus interrogadores, Qadir relatou que "Khalid n�o parava de perguntar a Jairia por que havia ido para Abbottabad e o que queria com Bin Laden".

"Tenho que fazer uma �ltima coisa por meu marido", teria respondido ela.

Sempre de acordo com o general Qadir, "Khalid, preocupado, levou ao conhecimento de seu pai os temores de uma trai��o". Mas Bin Laden, fatalista, teria se limitado a comentar: "O que tiver de acontecer acontecer�".

De acordo com Amal, "Bin Laden tentou convencer suas outras duas mulheres a deixar a casa e fugir, mas elas quiseram ficar com ele", contou Qadir.

Para o general, a al-Qaeda e Al-Zawahiri guiaram Jairia para que orientasse os americanos a chegar � casa em Abbottabad. A intercepta��o, por parte dos americanos, de uma comunica��o telef�nica de Jairia contribuiu para convenc�-los de que Bin Laden efetivamente se encontrava naquela casa.

O governo de Washington descartou qualquer compl� e assegurou ter chegado at� Bin Laden por seus pr�prios meios. O Ex�rcito do Paquist�o insiste que ignorava a presen�a do terrorista em Abbottabad.

Segundo Qadir, o Ex�rcito paquistan�s tamb�m descobriu a presen�a de Bin Laden, mas j� muito tardiamente, no final de abril, e foi surpreendido pelo ataque americano.

Em qualquer caso, faltam as provas. Ser� que o ex-general conseguir� alguma um dia?

Qadir sorri: "� como o caso do assassinato de John Kennedy".

Fonte: www.bemparana.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir