Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2012

Empresas oferecem cursos para cuidadores de idosos no ES
Demanda por profissionais capacitados � crescente, diz diretor. Duas empresas est�o com inscri��es abertas para cursos de capacita��o.
Empresas oferecem cursos para cuidadores de idosos no ES
Foto: g1.globo.com

No Esp�rito Santo, empresas de assist�ncia m�dica domiciliar recebem curr�culos, cadastram e qualificam profissionais da sa�de como os cuidadores de idosos, uma profiss�o que exige preparo e dedica��o.

Uma delas � a Centrad, que tamb�m oferece cursos para formar novos cuidadores e abriu inscri��es para a segunda turma. O curso � coordenado pela m�dica Sandra Mathias e tem aulas te�ricas e pr�ticas. O in�cio ser� no dia 27 de mar�o, com aulas de segunda a quinta, das 19h30 �s 22h. O curso tem dura��o de 40 horas.

Outra empresa que tamb�m est� com inscri��es abertas para o curso de cuidador de idosos � a Home Aconchego, em Vila Velha. "O cuidador tem que ter um curso especifico para desenvolver as habilidades e exercer a profiss�o. Existem dois tipos: o cuidador formal e o cuidador informal. O cuidador informal � geralmente um parente, algu�m da fam�lia, que se disp�e a cuidar desse idoso. J� o cuidador formal � o profissional contratado para cuidar do idoso, que recebe sal�rio", explica Jose Marcos Barboza, propriet�rio da Home Aconchego.

Segundo o diretor da Centrad, Jos� Luis Fiorese, a demanda por esse profissional � grande e tende a aumentar. Segundo dados do IBGE, 20 milh�es de brasileiros j� tem mais de 60 anos. E at� 2050, 50% da popula��o do pa�s ser� idosa. Destes, 4 milh�es ir� depender de algum cuidador.

O cuidador de idosos � reconhecido como trabalhador dom�stico na classifica��o brasileira de ocupa��es, assim como a empregada dom�stica, bab� ou cozinheira. A profiss�o foi regulamentada desde 2002 e tem todos os direitos trabalhistas assegurados pela constitui��o.

A t�cnica de enfermagem F�tima Pinto � cuidadora de idosos h� 30 anos e apaixondada pelo trabalho. "O carinho que eles demonstram, o beijo pela manh�, a ora��o � noite, tudo isso � muito gratificante!", conta.

Curso de Cuidador de Idosos
Centrad
In�cio: 27 de mar�o
Dura��o: 40 horas
Aulas: de segunda a quinta, das 19h30 �s 22h.
Valor: R$ 219,00 (parcelado em cinco vezes ou 8% de desconto � vista)
Inscri��es: www.centradsaude.com.br
Informa��es: (27) 3235-2284/ 3215-3586

Home Aconchego
Inscri��es: www.homeaconchego.com.br
Informa��es: 3063-3046



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir