Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-03-2012

Delegado de MT é reintegrado ao cargo três meses após deixar prisão
Márcio Pieroni ficou 7 meses preso e 10 meses afastado das funções. Ele é suspeito de tentar prejudicar inquérito sobre assassinato de juiz.
Delegado de MT é reintegrado ao cargo três meses após deixar prisão
Foto: g1.globo.com

Após mais de 10 meses afastado do cargo, o delegado da Polícia Civil Márcio Pieroni vai retornar às funções. Ele assumirá, segundo a Polícia Civil, a coordenação do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Planalto, onde se concentram as ocorrências policiais de Cuiabá. Pieroni chegou a ficar preso por sete meses suspeito de tentar acobertar o empresário Josino Guimarães, que foi absolvido da acusação de ser o mandante da morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral, em 1999.

Pieroni pode retornar ao cargo, do qual está afastado desde maio do ano passado, graças a uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) em Brasília, do dia 14 de fevereiro deste ano. A Justiça decidiu, por unanimidade, conceder habeas corpus ao delegado atendendo a um pedido da defesa dele.

Depois da decisão favorável do TRF, a defesa ingressou com um pedido na diretoria da Polícia Civil para que Pieroni voltasse ao cargo. Na semana passada, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável à solicitação e, conforme a assessoria da Polícia Civil, nesta quinta-feira (15) a diretoria definiu que ele ficará lotado no Cisc do bairro Planalto.

Embora tenha se manifestado favorávelmente ao habeas corpus, o TRF ainda vai julgar o recurso à sentença de primeira instância que condenou o delegado pela acusação de colaborar com uma farsa montada com o intuito de prejudicar as investigações contra Josino, que também ficou preso suspeito de ser o mandante do assassinato do magistrado. Leopoldino morreu pouco tempo depois de denunciar um suposto esquema de venda de sentença do Judiciário mato-grossense.

A realização de uma nova exumação do corpo do magistrado a pedido de Pieroni, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), foi uma das tentativas de tumultuar o processo. O delegado foi solto em dezembro de 2011 após a 7ª Vara Federal de Mato Grosso absolver Josino. Com a decisão favorável à liberdade do empresário, a Justiça entendeu que não havia motivo para manter o delegado preso.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir