Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 16-03-2012

Município do AM recebe mosquiteiros contra malária a partir de segunda
Susam entrega na próxima semana 15 mil mosquiteiros em Eirunepé A meta é reduzir o número de casos em comparação ao ano passado
Município do AM recebe mosquiteiros contra malária a partir de segunda
Foto: g1.globo.com

O município de Eirunepé, a 985 km de Manaus, começa a receber a partir da próxima semana 15 mil mosquiteiros para prevenção da malária. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), a meta é reduzir o número de casos em até 30%, em comparação aos registros 3.748 casos de malária no ano passado.

A primeira comunidade beneficiada com os mosquiteiros será Mourão, localizada no Rio Eirú. A quantidade de mosquiteiros destinada à Eirunepé vai beneficiar 50% da população total do município, incluindo as áreas rurais, segundo a Susam.

De acordo com o secretário estadual de Saúde , Wilson Alecrim, os mosquiteiros poderão ser utilizados em redes e camas fazem parte das estratégias de controle da doença nas áreas com maior risco de transmissão. Eles serão instalados por equipes de saúde locais que começam a ser treinadas por técnicos da Fundação a partir desta quinta-feira (15).

O diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, explica que a instalação dos mosquiteiros será feita por equipes de saúde locais, que começam a ser treinadas por técnicos da Fundação a partir desta quinta-feira (15). Além de instalar os mosquiteiros, as equipes irão orientar a população para o uso correto e contínuo das peças de proteção.

Ao todo, 25 mil mosquiteiros impregnados com inseticida srão distribuidos em comunidades de difícil acesso e com alta incidência de doença. No Amazonas, os municípios amazonenses de Tefé, Eirunepé, Uarini e Ipixuna serão atendidos pela medida. Nos quatro municípios foram registrados no ano passado 7.213 casos de malária, o que equivale a 12% do total notificado no Estado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir