Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-03-2012

QUEM SOBREVIVERÁ APÓS 07 DE OUTUBRO JANDER OU TONINHO?
Jander será o candidato natural à reeleição e Toninho, mordido pela última derrota, terão um duelo de forças
QUEM SOBREVIVERÁ APÓS 07 DE OUTUBRO JANDER OU TONINHO?
Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de seis meses para o DIA D, pouco se espera que mude no cenário político maratimba, sabe-se que Jander será o candidato natural à reeleição e Toninho, mordido pela última derrota, terão um duelo de forças. Não dá para saber quem irá sair vitorioso dessa batalha e existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como quem estará apto ou não para a disputa, mas de qualquer forma o duelo será entre os dois, seja na infantaria ou nos bastidores.

Jander tem ampla vantagem sobre seu oponente, conseguiu nesses 3 anos de administração equilibrar uma prefeitura que recebeu de cabeça pra baixo, seu primeiro ano foi somente para colocar os móveis de cabeça pra cima, em seu segundo ano costurou alianças políticas e trouxe para seu lado praticamente todas as lideranças políticas da cidade, no terceiro ano tratou de executar as inúmeras obras que os royalties proporcionam para a cidade.

Jander se encontra hoje numa suposta zona de tranqüilidade, onde poderá mesmo que perdendo as eleições municipais preparar terreno para sua candidatura ao legislativo (velho sonho do médico). Caso a derrota venha terá uma semana de insônia mas deve passar, o grupo que atua hoje ao lado de Jander está bem unido e articulam-se em reuniões semanais afim de discutir os rumos da política local. Um dos fatores que hoje podem vir a prejudicar um pouco a imagem do prefeito será a escolha do seu vice. Muitos fizeram juras de apoio incondicional, porém dificilmente todos sairão satisfeitos após a decisão final.

Jander ainda conta com a boa popularidade que a figura do bom homem impõe sobre os eleitores, grande parte do funcionalismo público aprova seu governo e também existe uma boa relação do executivo com os sindicatos locais, o turismo da cidade tem melhorado com as últimas atrações festivas como a festa da cidade, Ano Novo, Verão e Festa das Canoas, exceto o carnaval que foi duramente criticado por todos.

Toninho se vê numa situação bem mais complicada, hoje conta com um grupo pequeno e complicado, tem ao seu lado algumas lideranças políticas e conta com alguns companheiros que estão colaborando financeiramente para sua campanha.

Em seu último ano de mandato como prefeito desdenhou seu próprio grupo acreditando que teria como se fazer reeleito sem precisar de um vice de expressão, engrenou várias obras pelas ruas da cidade, criou o píer no peito, sem se importar com as determinações do IEMA, acelerou a inauguração da nova prefeitura, que deveria ser feita no ano seguinte e caminhou cego apostando nas pesquisas que o indicavam como vitorioso nas urnas.

Certamente será o mais prejudicado caso perca pela segunda vez para Jander, se uma nova derrota surgir terá decretada sua morte política dentro do município. Alguns apostam que Toninho não venha como candidato, o risco de uma derrota existe e pode ser fatal para sua carreira, surgiria então uma possibilidade de indicar um suposto candidato. Mas que seria este? Willian, Paulo Rezende, Vereador Luiz ou alguém da base de Jander (como disse antes o vice de Jander ainda vai dar o que falar), não vejo em nenhum dos três primeiros nomes um candidato com força para a disputa.

Terá então que o próprio Toninho assumir a responsabilidade e risco de partir para uma eleição que colocará em xeque sua própria existência política na cidade, amparado em pesquisas do ano passado se animou para a disputa, mas com a revirada de Jander que começou a subir nas intenções dos eleitores deverá mais uma vez repensar sua posição. Fato é que a decisão de vir como candidato ou não, não depende apenas de Toninho ou de Jander, mas essa decisão terá um peso muito maior para Toninho, a gravidade de um erro terá um custo muito alto e ninguém sabe se Toninho tem condições de pagar, para Jander uma derrota seria melancólica, mas ainda terá gás e tempo para se articular para 2014.

Não duvidem se antes das eleições os dois candidatos estejam de mãos dadas para uma conjunção a fim de recolocar nossos dois deputados na capital. Marataízes precisa de menos briga interna e mais conjunto para que no futuro tenhamos de volta nossa representatividade política estadual, essa é apenas uma idéia que pode parecer um pouco louca, mas lembrem-se! Estamos falando de política e na política tudo é possível, se for para o bem de Marataízes que seja feito Amém.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir