Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-03-2012

Menino de três anos com doença rara "morre" cinco vezes por ano
Mãe anda com desfibrilador portátil para reavivar o filho. Aaron Sweeney tem a "síndrome do QT longo", uma arritmia cardíaca.
Menino de três anos com doença rara
Foto: g1.globo.com

Um menino escocês de apenas três anos fica à beira da morte cinco vezes por ano por causa de uma doença rara. Seu coração chega a ficar parado por até sete minutos quando sofre com as crises, segundo a reportagem do jornal "Daily Mail".

Aaron Sweeney tem a "síndrome do QT longo", um problema de nascença que provoca arritmia cardíaca. O coração para de bater de repente, e ele só está vivo ainda porque sua mãe Jolaine Clark tem um desfibrilador a tiracolo 24 horas por dia.

Por causa da doença, Jolaine teve que largar o emprego e Aaron ainda não pôde entrar na escola. A última crise do menino aconteceu em fevereiro.

"Ele é um menino de três anos normal. Os médicos dizem que ele não pode correr, mas eu não consigo evitar. Ele vive correndo pelo apartamento e andando com sua motinho elétrica de quatro rodas", contou a mãe.

Em janeiro, o menino recebeu um aparelho que registra seus batimentos cardíacos o tempo todo. Quando ele dá entrada no hospital, os médicos já sabem o que aconteceu e conseguem tratá-lo com mais precisão.

Até o fim do ano, os médicos querem colocar no peito dele um desfibrilador automático, que entrará em ação a cada vez que o coração der sinais de que está falhando.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir