Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 22-03-2012

Marataízes recebe UTI móvel
Equipada com tecnologia de ponta, a saúde de Marataízes comemora a aquisição da primeira UTI Móvel, que prestará atendimento de emergência na remoção de pacientes.
Marataízes recebe UTI móvel
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

A população de Marataízes acaba ser contemplada com um grande presente da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma UTI Móvel (Unidade de Terapia Intensiva), completa, dotada da mais moderna tecnologia para as situações de emergência na remoção dos pacientes.

Devido o período de treinamento e capacitação dos profissionais da saúde e dos funcionários do PAM para operar todos os equipamentos, a previsão para começar a atuar será de quinze dias. Segundo o Secretário de Saúde, Carlos Azevedo, uma equipe do Hospital da Marinha do Brasil fará o treinamento. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A UTI Móvel ficará à disposição 24 horas no PAM - Pronto Atendimento Municipal da Barra de Itapemirim.


Adquirida com recursos próprios, além da UTI Móvel, a secretaria adquiriu mais treze veículos, somando um investimentos de aproximadamente R$ 600 mil reais. "Essa é uma grande conquista da administração atual. Quero agradecer ao Prefeito por nos dar todas as condições e ao Joseli, nosso diretor administrativo que trouxe esse projeto para a secretaria. Nossa cidade está recebendo uma UTI de última geração. Toda a nossa frota era muito antiga, na qual gastávamos muito com a troca de peças. Decidimos colocar em processo de leilão e adquirir novos veículos. Já estamos na fase final de emplacamento e seguro. Dentro de uma semana os veículos já estarão em atividade atendendo a população."

A aquisição da UTI Móvel tende a atender uma demanda crescente nos últimos anos com os acidentes frequentes nas avenidas do município com carros e motos onde a vítima precisa de atendimento urgente. Ou ainda, pacientes que necessitam de remoção para outras cidades. A unidade é um tipo de ambulância que possui todo o equipamento encontrado numa unidade de terapia intensiva tradicional.

"Essa UTI Móvel é de suma importância para a nossa cidade. Muitas vidas serão salvas a tempo e isso nos orgulha e nos tranquiliza também. Fico muito feliz em ver os recursos públicos sendo investidos em algo que de fato trará um enorme benefício para a nossa população." Ressalta o Prefeito de Marataízes.

Outro fato que merece destaque, segundo Carlos Azevedo, é a atuação do Conselho Municipal de Saúde, que sempre atuou de forma participativa em todas as ações desenvolvidas pela saúde e Marataízes. "No conselho a aquisição da nova frota e da UTI Móvel foi vista de forma positiva pelos conselheiros, quero agradecer o empenho de todos." Diz.

Segundo o Secretário de Saúde algumas novidades estão previstas para começar a operar ainda este ano, como o atendimento do SAMU 192 e uma Central de Ambulâncias 24 horas para atender a população de Marataízes.













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir