Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-03-2012

Viagens a México e Cuba testam saúde do papa
As autoridades do Vaticano descartaram uma etapa na Cidade do México devido à altitude de 2.240 metros, o que poderia afetar sua saúde
Viagens a México e Cuba testam saúde do papa
Foto: exame.abril.com.br

Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI, que completará 85 anos em abril, realizará na sexta-feira uma viagem cansativa de quase uma semana por México e Cuba, que colocará à prova sua saúde, razão pela qual tem programadas poucas atividades e longas horas de descanso.

Trata-se de "uma viagem longa", explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, ao anunciar em novembro passado os países escolhidos para seu primeiro giro na América hispânica.

As autoridades do Vaticano descartaram uma etapa na Cidade do México devido à altitude de 2.240 metros, o que poderia afetar sua saúde.

"Desaconselharam várias cidades pela altura, entre elas a capital mexicana", contou Lombardi, ao reconhecer indiretamente os problemas de coração do velho Papa alemão.

Perguntado pouco antes de sua viagem sobre as condições de saúde do pontífice, Lombardi ressaltou que o Papa "está bem".

"Tem sua idade, mas sabe cumprir sua agenda fielmente", disse.

Durante sua estadia no México, de 23 a 26 de março, o Papa cumprirá um programa leve marcado por um longo descanso no dia de sua chegada a León, no Estado de Guanajuato, no centro do país.

Depois da cerimônia de boas-vindas após aterrissar, às 16H30, hora local, o Papa não tem atividades programadas, de modo a suavizar o impacto do fuso horário, de cerca de sete horas em relação a Roma, após quatorze horas de voo.

León, com 1.800 metros de altura, tem a altitude adequada para uma pessoa com problemas cardíacos.



Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir