Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Prefeito de Marataízes destaca importância do Prodsul
Durante encontro entre os quatro municípios integrantes da Sub Região II (Marataízes, Itapemirim, Atílio Vivacqua e Muqui), realizado no CRAS de Atílio Vivacqua às 14 horas de quarta-feira (28), o prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal esteve pres
Prefeito de Marataízes destaca importância do Prodsul
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Durante encontro entre os quatro municípios integrantes da Sub Região II (Marataízes, Itapemirim, Atílio Vivacqua e Muqui), realizado no CRAS de Atílio Vivacqua às 14 horas de quarta-feira (28), o prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal esteve presente, juntamente com uma equipe de servidores e representantes civis, enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento dos municípios do extremo sul capixaba.

"A união faz a força, estamos integrando litoral e interior, na expectativa de fazer um crescimento em conjunto, vendo as necessidades da região e através do Prodsul ter condições de desenvolver o sul do Estado, buscando um progresso organizado e o principal, sustentável." Diz Dr. Jander Nunes Vidal, Prefeito de Marataízes.

Durante o encontro, os presentes participaram das oficinas temáticas dividas em quatro temas: Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Governança e Sociocultural. Cada um dos assuntos foi previamente apresentado pelos analistas do programa e em seguida os presentes foram divididos em grupos para discutir e elaborar novas propostas de forma regional. "O maior propósito do Prodsul é permitir um trabalho coletivo, regional e propositivo, de forma a beneficiar todos os municípios do extremo sul capixaba. Nessa etapa a participação da população é fundamental para o sucesso do programa." Destaca o consultor Aminthas.

Dentre muitas propostas sugeridas pelo município de Marataízes, o prefeito destacou como sendo o maior desafio atualmente é a questão do lixo. "Creio que através do Prodsul será possível a criação de uma Usina para contemplar os municípios." Diz.

Representando Itapemirim, a secretária de Turismo, Luciá Sampaio, relatora do tema sociocultural, também levantou uma questão muito importante alegando que é preciso que os municípios parem de "olhar para o próprio umbigo", enfatizando ainda que, o turista que frequenta o litoral sul não quer conhecer apenas as belezas naturais, mas também a cultura, a história, a gastronomia, quer uma pousada ou hotel que agrade, quer ser bem atendido, enfim, pensar coletivamente é a palavra chave e o principal objetivo do Prodsul.
Todas as ideias voltadas para as regiões integrantes do Prodsul serão analisadas e inseridas num Caderno de Propostas que será apresentado no Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Extremo Sul Capixaba, previsto para ser realizado no mês de maio.


O que é o Prodsul?

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Extremo Sul Capixaba, é uma iniciativa do Instituto Ecos, em parceria com o Sebrae e Ferrous, que visa um trabalho coletivo, regional e propositivo, de forma a proporcionar um crescimento ordenado e sustentável aos oito municípios integrantes (Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy, Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte e Apiacá), que se encontram em processo de crescimento devido grandes investimentos de empresas que atuam no mercado petrolífero e de portos. O programa age de forma regional, incentivando esses municípios a interagirem entre si através de diversos programas e iniciativas de desenvolvimento local e regional. Um fato de grande relevância é que, cada município possui potencialidades distintas e que com o Prodsul será comum à todos os municípios participantes.
















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir