Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2012

Estaria morto se perdesse a voz, diz Lula
Exames feitos na quarta (28) mostraram que tumor de Lula desapareceu. Ele comparou tratamento contra c�ncer a uma "bomba de Hiroshima".
Estaria morto se perdesse a voz, diz Lula
Foto: g1.globo.com

O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" publicada nesta sexta-feira (30), que "estaria morto" se perdesse a voz. Foi a primeira entrevista concedida por Lula desde o an�ncio do desaparecimento do tumor na laringe.

"Eu tinha mais preocupa��o de perder a voz do que de morrer. Se eu perdesse a voz, estaria morto. Tem gente que fala que n�o tem medo de morrer, mas eu tenho. Se eu souber que a morte est� na China, eu vou para a Bol�via", afirmou o ex-presidente ao jornal.

Na quarta (28), o Hospital S�rio-Liban�s informou que os exames mostraram "aus�ncia de tumor vis�vel". Lula teve c�ncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado. Conforme o hospital, o ex-presidente seguir� com sess�es de fonoaudiologia e far� avalia��es peri�dicas. A cura do c�ncer s� � anunciada pela equipe m�dica cinco anos ap�s resultados negativos.

Na entrevista ao jornal, Lula tamb�m comparou o tratamento realizado nos �ltimos meses a uma "bomba de Hiroshima". O ex-presidente tamb�m lembrou emocionado a luta do seu ex-vice Jos� Alencar, morto em mar�o do ano por conta de um c�ncer.

"Eu, que convivi com ele tanto tempo, n�o tinha no��o do que ele passou. A gente n�o sabe o que � pior, se a quimioterapia ou a radioterapia. Uns dizem que � a qu�mio, outros que � a r�dio. Para mim, os dois s�o um desastre. Um � uma bomba de Hiroshima e, o outro, eu nem sei que bomba �. Os dois s�o arrasadores", disse Lula, segundo o jornal.

"� uma doen�a que eu acho que � a mais delicada de todas. � avassaladora. Eu vim aqui com um tumor de tr�s cent�metros e de repente estava recebendo uma Hiroshima dentro de mim."

Lula, que emagreceu 16 quilos no tratamento de acordo com a reportagem da "Folha", tamb�m disse que n�o quer tomar nenhuma "decis�o maluca" em rela��o a seu futuro pol�tico. "Eu vou tomando as decis�es com o tempo. Uma coisa eu tenho a certeza: eu n�o farei a agenda que j� fiz. Nunca mais eu irei fazer a agenda alucinante e maluca que eu fiz nesses dez meses desde que eu deixei o governo."

Elei��o em SP
Sobre o seu afilhado pol�tico na elei��o para a Prefeitura de S�o Paulo, o ex-ministro da Educa��o Fernando Haddad, Lula disse considerar que ele � "o melhor candidato" e que vai "surpreender muita gente".

"E desse neg�cio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu n�o entendia de pol�tica. Com o Fernando Haddad ser� a mesma coisa."

Ele disse que pretende apoiar a reelei��o da presidente Dilma Rousseff em 2014, mas n�o descartou uma futura candidatura � Presid�ncia da Rep�blica. "Para mim n�o tem 2014, 2018, 2022. Deixa eu contar uma coisa para voc�s: eu acabei de deixar a Presid�ncia da Rep�blica, tem apenas um ano e quatro meses que eu deixei a Presid�ncia.[...] E depois � o seguinte: voc� precisa esperar o tempo passar. Essas coisas voc� n�o decide agora. Um belo dia voc� n�o quer uma coisa, de repente se apresenta uma chance, voc� participa."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir