Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2012

Metade das chamadas ao Samu no ES é trote, diz governo
No Dia da Mentira, Sesa lançou campanha de conscientização. Por mês, são mais de mil ligações indevidas que atrapalham o socorro.
Metade das chamadas ao Samu no ES é trote, diz governo
Foto: g1.globo.com

No dia 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo apresentou números que não têm graça nenhuma. A cada 10 ligações recebidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quase a metade é trote. Por mês, são mais de mil ligações indevidas que atrapalham o socorro à vítimas de acidentes ou a quem precisa de atendimento médico de urgência. Neste domingo, foi lançada a campanha "Trote não Tem Graça, Tem Consequências".

Segundo a Sesa, a intenção é sensibilizar os cidadãos que este tipo de ligação pode, além de gerar um desperdício de dinheiro público, comprometer o atendimento a quem realmente está precisando do serviço. O coordenador do Samu Alexandre Bittencourt alerta que, na dúvida, telefonistas e médicos não podem deixar de atender o chamado. "É uma equipe que está sendo direcionada para um atendimento que não existe e que poderia atender outra pessoa", explica.

Em 2011, de acordo com a Sesa, 5.217 envios de ambulância foram considerados indevidos, totalizando um gasto de R$ 2,3 milhões. Cada saída unitária custa R$ 456,00. Além disso, 46% das 635.660 ligações recebidas pelo Samu 192 no ano passado foram trotes.

Samu

Atualmente, o Samu está presente em 12 municípios das Regiões Metropolitana da Grande Vitória, Serrana e Litoral Sul, com cobertura até Piúma. O atendimento do Samu abrange uma área de 1.793.942 habitantes. Conta com 355 profissionais, que atuam 24 horas por dia nas emergências, a maioria médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem, 17 Unidades de Suporte Básico, seis Unidades de Suporte Avançado e quatro motolâncias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir