Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2012

Com ajuda brasileira, começa missão de libertação de reféns das Farc
Segundo o Comitê da Cruz Vermelha, helicópteros saíram de Villavicencio. Guerrilha se comprometeu a libertar 10 reféns.
Com ajuda brasileira, começa missão de libertação de reféns das Farc
Foto: g1.globo.com

Os helicópteros brasileiros que transportam a missão humanitária de resgate aos reféns da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) partiu do aeroporto de Villavicencio, na Colômbia, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICVR) nesta segunda-feira (2).

Os dois helicópteros brasileiros que vão participar da libertação de 10 militares reféns que as Farc se comprometeram a libertar no dia 26 de fevereiro.

A comissão é formada por membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação dos seis policiais e quatro militares, prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, comunistas) há mais de doze anos.

O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das Farc, a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.

Segundo Córdoba, que em ocasiões anteriores interveio na libertação de outros sequestrados das Farc, a previsão é de que a comissão parta de Villavicencio para algum lugar das selvas colombianas em busca de um primeiro grupo de reféns.

Na terça-feira o grupo descansará e no dia seguinte voltará a sair em busca de um segundo grupo de sequestrados, acrescentou Córdoba.


A ex-senadora Piedad Cordoba acena ao embarcar
no helicóptero brasileiro para a missão de resgate,
nesta segunda




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir