Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2012

Antiga casa de Câmara e Cadeia de Itapemirim são restaurados
O centenário prédio localizado na Praça Barão de Itapemirim com 191 anos de existência, onde funcionou no passado a cadeia pública, a Câmara Municipal está passando por um rigoroso processo de restauração graças a parceria firmada entre a Prefeitura de I
Antiga casa de Câmara e Cadeia de Itapemirim são restaurados
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Com a principal, finalidade de preservar a história arquitetônica do prédio,mantendo suas características, a determinação dos arquitetos e restaurados envolvidos no projeto é que as intervenções sejam mínimas no processo de restauro.

De acordo com informações da arquiteta e urbanista da Prefeitura de Itapemirim Cora Augusta Aguieira a intenção deste arrojado e instigante projeto cultural é resgatar a arquitetura do prédio remanescente do século IX que possui estilo eclético, com características do Neo Clássico.

"A antiga em suntuosa residência transformou-se em em Cadeia Pública e Casa de Câmara que servia de ponto de encontro para que os moradores da Vila pudessem se encontrar e discutir assuntos pertinentes a todos".

A história dá conta também que havia um sino na casa que, quando ecoava era sinal da hora do encontro entre os moradores que se reuniam na praça, em frente a casa.

De acordo com Cora, o projeto está sendo acompanhado também pelo arquiteto Genildo Hautequestt, representante da empresa vencedora da licitação cujo valor ultrapassa a casa de R$ 1.000.000,00( Hum Milhão de Reais).

A obra teve início no dia 26 de março e tem prazo de conclusão em seis meses, ou seja, em setembro.

Dentro do projeto de restauração, ótimas surpresas tem sido encontradas pelos profissionais que lá atuam. Trabalhando do teto para baixo,diversos tipos de madeiras nobres ficam à mostra tais como cedro, peroba e óleo vermelho.

A estrutura do prédio também é considerada excelente pelos profissionais. Os mesmos asseguram que a preocupação do Município em promover com maior agilidade a restauração do imóvel histórico garantiu que a estrutura das paredes não se danificasse além do que é considerado aceitável neste processo de restauração.

"Quanto maior a demora, maiores seriam os estragos provocados pelo tempo. Foi gratificante e de grande importância para a perpetuação da história de Itapemirim a visão de preservação histórico/cultural da Prefeita Norma Ayub Alves que se engajou neste projeto e não cedeu por satisfeita enquanto não viu o início da obra", finalizou a arquiteta.

O FUTURO E O PASSADOSE ETERNIZAM EM UM ÚNICO ESPAÇO:

Concluída a restauração, a Casa de Câmara de Itapemirim se transformará em espaço destinado a promoção da cultura.

No térreo haverá um espaço para a instalação de uma biblioteca pública e para restauração de antigos documentos. Pessoas interessadas em restaurar documentos até mesmo de outros municípios do sul terão Itapemirim como referência.

No andar superior, haverá espaço para pequenas reuniões, saraus e também área para exposições culturais.

A Chefe do Executivo Municipal que acompanha a obra de perto olha o passado com visão de futuro por entender a importância do trabalho da atual administração no processo de perpetuação de uma história rica em fatos, fotos e demais registros que emolduram um cenário que remonta os idos do Brasil Império quando, por aqui passaram Imperador, Imperatriz, deixando um rastro de história para um povo que reconhece a importância da mesma e faz questão de preservá-la.










    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir