Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2012

Plano de outorga de aeroportos deve sair em 60 dias, diz presidente da Infraero
Bittencourt disse haver possibilidade de plano prever a concess�o dos aeroportos do Gale�o e de Confins, "apesar de nada estar definido"
Plano de outorga de aeroportos deve sair em 60 dias, diz presidente da Infraero
Foto: monitormercantil.com.br

O plano de outorga de aeroportos, que poder� prever novas concess�es de terminais brasileiros � iniciativa privada, deve ser conclu�do em 60 dias. A previs�o � do presidente da Infraero, Ant�nio Gustavo do Vale.

Segundo ele, o plano ainda est� em elabora��o pela Secretaria Nacional de Avia��o Civil e, por isso, at� o momento n�o h� nenhuma defini��o sobre quantos e quais aeroportos ser�o concedidos � iniciativa privada.

Como n�o h� defini��o acerca de futuras concess�es, Vale acredita que n�o h� possibilidade de conceder qualquer aeroporto � iniciativa privada ainda em 2012.

- Todos n�s sabemos que, para fazer uma concess�o ainda neste ano, j� deveria ter come�ado. Por uma quest�o de tempo, � imposs�vel ser este ano do ponto de vista das an�lises t�cnicas - disse.

J� o ministro da Secretaria de Avia��o Civil da Presid�ncia da Rep�blica, Wagner Bittencourt, disse que existe a possibilidade de o plano prever a concess�o dos aeroportos do Gale�o, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte, apesar de nada estar definido.

Vale explicou que o plano prev� n�o s� a outorga de aeroportos como tamb�m medidas de est�mulo � avia��o regional, como investimentos em aeroportos do interior e rotas a�reas para esses locais.

Segundo o presidente da Infraero, o or�amento da estatal neste ano para investimentos totaliza R$ 2,37 bilh�es, cerca de duas vezes mais do que o do ano passado.

- Ele est� sendo bem cumprido e n�o tem nenhum contingenciamento. Pelo contr�rio, ele pode at� aumentar, se houver necessidade. O compromisso do governo � que, do ponto de vista de recursos, n�o vai faltar nenhum - destacou Vale.

Neste ano, a Infraero leiloou tr�s aeroportos para entreg�-los � iniciativa privada: Guarulhos, em S�o Paulo, Viracopos, em Campinas (SP), e Juscelino Kubitschek, em Bras�lia. A administra��o passa para a iniciativa privada, mas a Infraero mant�m 49% das a��es dos aeroportos. Segundo o presidente da estatal, para as pr�ximas concess�es pode ser necess�ria uma renegocia��o desse modelo.

Fonte: monitormercantil.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir