Categoria Religião  Noticia Atualizada em 09-04-2012

Terço gigante é erguido no Convento para homenagear padroeira do ES
Terço pesa mais de 50 kg e marca os festejos de Nossa Senhora da Penha. Bombeiro aposentado mantém tradição de ajudar a pendurar o adereço.
Terço gigante é erguido no Convento para homenagear padroeira do ES
Foto: g1.globo.com

O tradicional terço gigante marca a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Ele foi erguido neste sábado (7), no Convento da Penha, em Vila Velha, em Vila Velha, no Espírito Santo, pesa mais de 50 kg e tem 59 contas que simbolizam o terço usado pelos católicos. O trabalho para erguer o terço chamou a atenção de devotos e turistas.

Aos 54 anos, aposentado e com uma saúde de ferro, o sargento da reserva do Corpo de Bombeiros, Alcemir Carvalho, é quem ajudou colocar o terço gigante em duas palmeiras no Campinho em frente ao Convento da Penha em Vila Velha, na Grande Vitória. O adereço é para deixar ainda mais bela a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.

"A minha fé é que me faz estar aqui", disse Carvalho na manhã deste sábado (8), enquanto se preparava para escalar a árvore com mais de 30 metros de altura. Mesmo longe dos ofícios de bombeiro há três anos, o sargento com seus cabelos grisalhos, se empenhava no trabalho, que já é realizado por ele há 15 anos.

"Todos os anos faço questão de estar aqui ajudando. Sou católico e acredito que cada um pode fazer um pouquinho para ajudar. Vivemos em um país com muitas coisas difíceis, devemos trabalhar com o que é bom e o que nos faz bem", disse Carvalho, que escalou a palmeira em menos de um minuto.

O terço é confeccionado durante três meses por aproximadamente 20 pessoas. A equipe é coordenada pelo médico Osmar Sales, que nesse ano usou cipó, cano de PVC, alumínio, cabo de aço, lâmpadas e folder com a imagem da santa. "Todas as pessoas que trabalham com o terço são voluntárias e fazem tudo por amor a nossa Mãe querida. Estamos todos muito felizes por ver como ficou bonito o nosso esforço", disse Sales.

A Festa da Penha é a maior manifestação de fé do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do país, atrás apenas de Aparecida e do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. O Convento de Nossa Senhora da Penha é o maior patrimônio histórico do estado e um dos mais antigos santuários brasileiros, edificado no final do século XVI, em Vila Velha.



Muita gente aproveitou o feriado prolongado para visitar o convento e fazer orações. Mesmo sem missa durante todo o sábado (7) muitos fiéis subiram as ladeiras que dão acesso ao covento, alguns fizeram excursões ou saíram de longe para agradecer.

A enfermeira Marivone Ferreira, de 34 anos, saiu de Minas Gerais para subir de joelhos a ladeira com mais de 600 metros de altura. "A minha irmã sofreu um grave acidente de moto com o filho, ele se recuperou bem, mas ela ficou internada em coma durante meses. Fiz uma promessa a Nossa Senhora Penha, caso ela se recuperasse, subiria o convento de joelhos como forma de gratidão. A minha irmã está bem e já consegue andar", contou emocionada.

A irmã de Marivone sofreu o acidente em setembro de 2011 e já se recuperou. A enfermeira demorou aproximadamente três horas para chegar ao convento e agradeceu.



O terço é confeccionado durante três meses por aproximadamente 20 pessoas




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir