Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 10-04-2012

Julgamento no STF sobre aborto de anencéfalos será “divisor de águas”, diz ministro
Corte debate nesta quarta-feira se mulheres podem interromper gravidez
Julgamento no STF sobre aborto de  anencéfalos será “divisor de águas”, diz ministro
Foto: pt.wikipedia.org

O julgamento da ação que pede a descriminalização do aborto de anencéfalos, marcado para esta quarta-feira (11) no STF (Supremo Tribunal Federal), será um "divisor de águas no plano da opinião pública", na avaliação do ministro Carlos Ayres Britto, que assume a presidência da Corte na próxima semana.

Para o ministro, o julgamento da ação, que chegou à Corte em 2004, será rico em reflexões e intuições.

— O país tinha um encontro marcado com esse tema. Ele é divisor de águas no plano da opinião pública, repercute muito no campo da religiosidade, da saúde pública. Um tema grandioso pelo seu impacto, pelo modo de conceber a própria vida.

Ayres Britto falou sobre o assunto após encontro com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia.

— Teremos, certamente, um julgamento rico de debates, reflexões e de intuições também, porque o sentimento também conta na hora de equacionar os fatos.

O STF foi provocado pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), que defende o aborto nos casos em que o feto tem malformação no cérebro e poucas chances de sobrevivência. Com a demora de mais de oito anos para a analisar a questão, mulheres que preferem interromper a gravidez ao saber do diagnóstico de anencefalia, atualmente, têm de recorrer à Justiça.

O processo deverá ser um dos últimos temas de grande repercussão julgados pelo STF na gestão de Cezar Peluso. Ele deixa a presidência do STF no dia 19 de abril, quando assume o ministro Carlos Ayres Britto.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir