Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 10-04-2012

EJA contribui para erradicar analfabetismo em Anchieta
Anchieta iniciou o ano letivo com mais de 400 alunos matriculados na Educa��o de Jovens e Adultos (EJA).
EJA contribui para erradicar analfabetismo em Anchieta
Foto: Divulga��o PMA

A EJA � uma forma de ensino da rede p�blica no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e m�dio com qualidade, para as pessoas que n�o possuem idade escolar e oportunidade. Seis escolas oferecem esse servi�o, com objetivo de diminuir os �ndices de analfabetismo do munic�pio.

Desde 2010, mais de mil jovens e adultos passaram pela sala de aula e diminu�ram a defasagem escolar. Dessa forma, tiveram mais oportunidades de emprego e enriqueceram seus conhecimentos.

Um grande diferencial do munic�pio nesse programa � a oferta de turmas matutinas, a fim de dar oportunidade a jovens e adultos que ainda n�o trabalham e precisam continuar a forma��o, deixando mais vagas para as turmas noturnas, onde est�o matriculadas pessoas que trabalham durante o dia.

O aposentado Manoel Dias Lima, 65 anos, � ass�duo nas aulas e est� ansioso para aprender a ler e escrever. "Espero sair daqui sabendo ler e escrever e melhorar a minha vida social", disse.

J� a senhora Maria Carolina Coito Castro, 48 anos, disse que j� aprendeu muita coisa em sala de aula. "Sonho em ler e escrever sem precisar de ajuda de ningu�m. Quando era mais jovem n�o tive oportunidade em estudar, hoje tenho e estou aproveitando", contou.

Para secret�ria de Educa��o, M�rcia Moura, o munic�pio de Anchieta acredita que a educa��o apresenta uma tarefa hist�rica de redesenhar e reconstruir o mundo moderno e contempor�neo. "Por isso estamos estabelecendo metas por meio de pol�ticas p�blicas educacionais. Dentre essas, com um olhar diferenciado ao trabalho desenvolvido na Educa��o de Jovens e Adultos, objetivando a diminui��o dos �ndices de analfabetismo do munic�pio", disse.

Considerando, n�o somente o acesso dos alunos � escola, tamb�m s�o potencializados pela Secretaria de Educa��o programas de transporte escolar e alimenta��o escolar de qualidade, bem como a efetiva��o da reformula��o da proposta curricular, evidenciando pelos princ�pios �ticos, pol�ticos e morais.

"Primamos em garantir a perman�ncia do aluno para sua trajet�ria rumo ao sucesso e futuras conquistas. Nossos resultados t�m sido positivos, pois avan�amos em nossas metas", disse M�rcia.

Dos 411 alunos atendidos pelo EJA, 112 est�o estudando os anos iniciais do ensino fundamental (1� a 4� etapas). Os outros 299 est�o matriculados nos anos finais e no ensino m�dio (m�dulos I ao IV). Os estudantes da EJA ganham ganharam uniforme e material escolar da Prefeitura, como forma de incentivar o estudo.

"Devemos considerar que o sentido de aprender, na Educa��o de Jovens e Adultos acontece no encontro dos alunos com seu cotidiano escolar, ou seja, a aprendizagem de forma significativa ao longo da vida, a partir no contexto cultural e social", lembrou M�rcia.

Escolas que oferecem EJA:

EMEF Amarilis Fernandes Garcia - matutino e noturno;

EMEIEF Professora Maria Luiza Flores � noturno;

EMEF Manoel de Paula Serr�o � noturno;

EMEIEF Planalto Anchieta � noturno;

EMEIEF Recanto do Sol- noturno;

EMEIEFM Zuleika Flores da Purifica��o, em Jabaquara � noturno;

Quantidade de alunos atendidos pelo EJA:

2010 - 541 alunos

2011 - 505 alunos

2012 - 411 alunos













    Fonte: Assessoria de Comunica��o PMA
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir