Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-04-2012

Espero que bancos façam o que o governo está fazendo, diz Mantega
Ministro declarou interesse de que instituições privadas reduzam juros. Mantega reafirmou que economia deverá crescer mais de 4% neste ano.
Espero que bancos façam o que o governo está fazendo, diz Mantega
Foto: g1.globo.com

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (10) esperar que os bancos privados também reduzam suas taxas de juros e aumentem os prazos de financiamento para estimular o crédito no país, assim como foi feitos pelas instituições públicas. Mantega fez a declaração referindo-se ao estímulo à indústria nacional, ao participar da abertura da 3ª Automec, feira focada no setor de veículos pesados e comerciais, que ocorre no Anhembi, em São Paulo.

"Eu espero que os bancos privados também façam isso que estamos fazendo. Eu já tive reuniões com eles para estimular os bancos privados para reduzir as taxas e aumentarem os financiamentos. É importante que o BNDES e os bancos públicos façam, mas para mim é importante que haja financiamento barato para a produção. Da onde venha não importa", disse.

Ele acrescentou que, hoje, o custo do capital de giro é alto para as empresas. "Tem empresas que pagam 25%, 30% ao ano para capital de giro. Estamos oferecendo capital de giro a 10%, 11% ao ano. Nós vamos ter o BNDES (...), o Banco do Brasil, com um volume de capital de giro elevado, e a Caixa Econômica", disse.

Câmbio

Mantega também reforçou, nesta terça, que o Brasil deverá crescer neste ano mais do que em 2011, acima de 4%. Além da redução de taxas de juros e prazos de financiamentos à indústria, o ministro também reforçou as medidas de estímulo à indústria anunciadas pelo governo na semana passada, como o novo regime automotivo, a operação Maré Vermelha de combate a fraude a importações, entre outras.

"O Brasil vai crescer neste ano mais do que 4% (... ). Entre as medidas que eu quero ressaltar e que continuaremos a fazer é a política cambial, para que dê condições de preços aos produtos brasileiros (...). É um trabalho diuturno, eu todo dia olho os mercados cambiais e tomamos medidas para evitar valorização do real. Sabemos que hoje em dia esse é o fator número um para a competitividade dos produtos brasileiros", acrescentou, destacando que grande parte da perda de competitividade dos produtos nacionais está no câmbio.

Mantega recebeu de Paulo Butori, presidente do Sindipeças, o prêmio Dom Quixote, por conta das ações para o estímulo da indústria nacional e do "espírito de brasilididade".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir