Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2012

Itapemirim investe na melhoria do rebanho bovino e doa sêmen a produtor rural
Com o objetivo principal de melhorar a qualidade genética do rebanho bovino, a administração municipal concedeu a compra de 600 doses de sêmen para a realização de inseminação artificial.
Itapemirim investe na melhoria do rebanho bovino e doa sêmen a produtor rural
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

A aquisição dos sêmens foi autorizado pela lei de número 2067/2007 e 2425/2011 que dispõe sobre o programa de atendimento ao produtor rural. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

"Nossa finalidade é dar prosseguimento aos projetos voltados para o homem do campo e neste contexto está inserido este de inseminação artificial que proporcionará ao longo do tempo uma melhora significativa no rebanho leiteiro", frisou Mauro Sá, atual Secretário da Pasta.

Por trás deste processo, relativamente simples, está toda uma logística direcionada ao desenvolvimento de produtos e processos de produção e controle de doenças.

O Secretário informou ainda, aos produtores que lotaram o auditório da Secretaria de Agricultura, sobre os demais projetos em andamento que continuarão sendo considerados importantes e destacou o calçamento dos currais que já acontece no interior do município.

Os produtores presentes se interessaram pela doação dos sêmens. A produtora rural de Córrego do Ouro, Raquel Grippe Fonseca, informou que já realiza a inseminação em seu rebanho, porém precisava pagar pelo sêmen e agora com a Prefeitura de Itapemirim subsidiando, é mais vantajoso investir na qualidade do rebanho.

A distribuição das doses irá acontecer em três núcleos: Grande Piabanha, Brejo Grande e Região do Frade (Raças: Gir, Girolando e Holandês)

Os produtores interessados deverão preencher um formulário se responsabilizando pelo engajamento no programa e afirmando seu interesse em dar prosseguimento ao mesmo.

"Pretendo com mais este investimento no interior reafirmar meu interesse em proporcionar ao homem do campo condições de investir na melhoria genética de seu rebanho e ampliar também as possibilidades dos trabalhadores do campo em ofertar produtos de maior qualidade ao mercado", frisou a Prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves.

ENTENDA O PROCEDIMENTO

A inseminação artificial (IA) consiste no conjunto de eventos que acontecem desde a colheita do sêmen, sua análise e processamento em laboratório, a manutenção por períodos variáveis em condições extracorpóreas, até a sua introdução no trato genital de uma fêmea. O uso da IA é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. De todas as biotécnicas existentes que são aplicadas à reprodução animal, a IA é a mais antiga e também, a mais eficiente. Inicialmente, o objetivo era a erradicação de doenças infecciosas transmitidas pelo touro durante a monta natural, difundindo-se em seguida, como um instrumento eficaz e econômico para o melhoramento genético dos rebanhos.

A partir do momento que passaram a congelar o sêmen, a IA tornou-se mais rápida e mais controlada, viabilizando o uso de sêmen de um certo animal em épocas futuras.















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir