Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-04-2012

Comissão convoca ministra Ideli para explicar denúncias na Pesca
Ministra foi chamada para falar na Câmara sobre compra de 28 lanchas. Ideli Salvatti foi titular da Pesca antes de assumir Relações Institucionais.
Comissão convoca ministra Ideli para explicar denúncias na Pesca
Foto: g1.globo.com

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (1) a convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para falar sobre as denúncias de irregularidades na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca.

Ideli foi titular da pasta antes de assumir a articulação política do governo. Segundo o autor do requerimento, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a ministra terá explicar a aquisição das lanchas, que custaram R$ 31 milhões.

"Até onde temos informações, ela assinou um dos contratos. Ela também tem que explicar os pagamentos que foram feitos. Será que ela não tinha controle sobre estes pagamentos?" disse o deputado, que atribuiu a convocação a uma mistura de "vacilo e insatisfação" da base aliada.

A convocação da ministra recebeu oito votos favoráveis e sete contrários, com o apoio de dois partidos: o PP, da base aliada ao governo, e o PR, que tem se declarado independente mas negocia participações no governo. Um deputado do PMDB também colaborou. Sem estes apoios, a oposição teria ficado com apenas três votos.

"Foi um problema de quórum. Nós não estávamos com o quórum completo da comissão, mas também tivemos parlamentares do PP que votaram pela convocação da ministra, e, com o PR temos a identificação de um problema político", disse o deputado Odair Cunha (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara.

Outros ministros

Na mesma sessão, a comissão aprovou um convite ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para que ele fale sobre a transposição do Rio São Francisco.

O convite foi feito a partir de requerimento de deputados da oposição, que visitaram recentemente as obras. Segundo eles, o ministro precisa explicar porque houve aumento do custo previsto para as ações e porque muitas delas estão paradas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deverá ser ouvido pela comissão no dia 8 de maio. Ele deverá comparecer espontaneamente à comissão, segundo informou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), que disse ter conversado com o ministro sobre assunto.

A decisão é resultado de um acordo feito a partir de dois requerimentos apresentados pelo deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), que pedia que fossem ouvidos o ministro, o ex-assessor dele Edson Pereira de Oliveira e o ex-deputado federal do Rio de Janeiro Cristiano José Rodrigues de Souza sobre denúncias de irregularidades em hospitais federais no Rio de Janeiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir