Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2012

Após seis dias, operários presos em mina no Peru são resgatados
Presidente Ollanta Humala acompanhou o resgate desde a véspera. Trabalhadores ficaram soterrados após deslizamento em mina clandestina.
Após seis dias, operários presos em mina no Peru são resgatados
Foto: g1.globo.com

Socorristas resgataram vivos nesta quarta-feira (11) os nove mineiros presos há seis dias a 250 metros de profundidade em um túnel horizontal de uma mina de cobre clandestina no sudeste do Peru.

Os mineiros começaram a sair caminhando da mina um por um junto com os socorristas a partir das 7h no horário local (9h de Brasília), portando cada um deles cobertores e óculos escuros para se proteger da luz do sol.

Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio.

Os resgatados são Jacinto Pariona, de 59 anos, e seu filho Roger Pariona, de 32, Félix Cucho Aguilar, de 41, Edwin Bellido, de 34, e os irmãos Santiago e Juan Taipa, de 22 e 23 anos, respectivamente. Além deles, também foram retirados da mina Carlos Huamaní, de 47 anos, Jesus Capatinta Raymi, de 35, e Julio César Huayta, de quem não há outros dados.

O presidente Ollanta Humala e os familiares receberam os homens na entrada do túnel da mina de cobre de Cabeça de Negro, cenário do drama vivido no Peru desde a última quinta-feira (5).

Uma bandeira peruana foi hasteada junto ao túnel por um grupo de mineiros que participavam no resgate. Durante o período soterrados, os homens receberam oxigênio e líquidos através de uma tubulação.

A mina de cobre tinha sido abandonada na década de 1990, mas sua entrada não foi dinamitada como exige a lei, e desde então os chamados mineiros informais trabalhavam no local sem as adequadas condições de segurança.

A mina se encontra fechada entre altas colinas, desérticas e pedregosas, que fazem com que a distância ao primeiro centro povoado não possa ser percorrida pelas ambulâncias em menos de três horas.

Humala, que foi ao local acompanhar a fase final do resgate na noite de terça-feira (10), informou então que haveria uma demora de "algumas horas" para o resgate dos homens.

"Houve alguns contratempos devido à estrutura de uma rocha, teremos que esperar mais algumas horas", disse o presidente ao sair do túnel da mina Cabeça de Negro, onde os mineiros estavam retidos.



O presidente Ollanta Humala fala à imprensa na noite de terça-feira (10)



Mineiro é recebido por familiares após ser resgatado da mina




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir