Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-04-2012

Equipe de observadores da ONU começa a monitorar trégua na Síria
Grupo de seis observadores chegou a Damasco na noite de domingo. Apesar de promessa de Assad, ataques a rebeldes seguem, diz oposição.
Equipe de observadores da ONU começa a monitorar trégua na Síria
Foto: g1.globo.com

Uma equipe preliminar de monitores do cessar-fogo da Organização das Nações Unidas (ONU) começou a trabalhar na Síria nesta segunda-feira (16), buscando assegurar que as forças do governo e a oposição respeitem os termos da trégua proposta pelo organismo e pela Liga Árabe, afirmou o porta-voz do mediador Kofi Annan.

Um grupo de seis observadores chegou a Damasco na noite de domingo, liderados pelo coronel marroquino Ahmed Himmiche.

"A missão começará com a organização de uma sede operacional nesta manhã, e contatando o governo sírio e as forças de oposição para que ambos os lados compreendam completamente o papel dos observadores da ONU", disse o porta-voz Ahmad Fawzi em uma declaração. "Os outros 25 (observadores) são esperados para os próximos dias", informou.

O Conselho de Segurança da ONU concordou no sábado em enviar monitores desarmados para supervisionar o cessar-fogo que começou oficialmente na quinta-feira, mas tem sido marcado por relatos de violência e bombardeios na cidade de Homs, foco de conflitos.

No domingo, Fawzi disse que esperava que o Conselho de Segurança adotasse uma segunda resolução até o fim da semana para autorizar o deslocamento de uma missão completa de observadores, com pelo menos 250 monitores, incluindo especialistas em direitos humanos.

Moderação absoluta

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu "moderação absoluta" às autoridades sírias e convocou a oposição a cooperar, após considerar que o cessar-fogo continua sendo frágil na Síria. "As autoridades sírias devem dar provas de moderação absoluta" e as forças de oposição também devem cooperar plenamente para permitir a aplicação do plano de saída da crise do emissário internacional da ONU e da Liga Árabe Kofi Annan, disse Ban em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

O secretário-geral da ONU considerou "muito frágil" o cessar-fogo no país, ao considerar que era muito importante que todas as partes, começando pelo regime, respeitem as condições impostas.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, que participava da coletiva de imprensa junto com Ban, também lançou um chamado à Damasco. "Convocamos o governo sírio a respeitar plenamente o plano em seis pontos e de forma urgente", disse.

Até o momento, o secretário-geral da ONU negou-se a contemplar a opção de uma proteção militar para os observadores da ONU que começaram a se mobilizar no país. "Não contemplamos proteção militar no momento porque não pensamos que sua liberdade de movimento deva estar garantida" pelas autoridades sírias, ressaltou.

Confrontos continuam

O Exército bombardeou alvos na cidade de Homs pelo terceiro dia consecutivo, apesar de sua promessa de retirada.

Um vídeo amador publicado na internet no fim de semana mostrou uma equipe do Exército acampada, com morteiros de diversos calibres, calmamente disparando contra um alvo que não podia ser visto.

Forças de segurança em veículos blindados invadiram o vilarejo de Khattab na província de Hama e promoveram buscas nesta segunda-feira, informou o grupo Observatório Sírio de Direitos Humanos. Dezenas de pessoas foram detidas.

Ativistas disseram que nesta segunda-feira o Exército mais uma vez bombardeou os distritos de Bayada e Khalidiya em Homs com morteiros pesados. Um vídeo postado por eles no Youtube mostra explosões seguidas por nuvens de fumaça e poeira.

Uma missão de observação anterior, enviada pela Liga Árabe, que suspendeu a filiação da Síria e pediu que Assad deixe o cargo, terminou em fracasso em janeiro, depois de apenas um mês. Dezenas de observadores árabes desarmados reclamaram que a repressão do governo contra manifestantes e rebeldes tinha tornado a sua missão muito perigosa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir