Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-04-2012

Sarney recebe alta da UTI, mas segue internado em hospital em SP
Presidente do Senado foi submetido no s�bado a cateterismo e angioplastia. Chefe da equipe m�dica que atende senador diz que correu risco de infarto.
Sarney recebe alta da UTI, mas segue internado em hospital em SP
Foto: g1.globo.com

O presidente do Senado, Jos� Sarney (PMDB-AP), 81 anos, recebeu alta na tarde desta segunda (16) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital S�rio-Liban�s, em S�o Paulo.

Mesmo ap�s deixar a UTI, Sarney ainda dever� permanecer internado por cerca de uma semana, segundo informou no domingo (15) Roberto Kalil Filho, chefe da equipe m�dica que atende o senador.

De acordo com a assessoria do senador, Sarney recebeu alta pela manh� e foi transferido para um centro de terapia semi-intensiva. O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva, que fazia sess�o de fonoaudiologia no hospital, fez uma visita ao presidente do Senado, informou a assessoria do Instituto Lula.

Sarney correu risco de um infarto depois que se sentiu mal na noite de sexta (13), em Bras�lia, segundo Roberto Kalil Filho. O senador chegou ao hospital na tarde deste s�bado (14), quando fez exames que detectaram o entupimento de uma art�ria. Na madrugada deste domingo (15), foi submetido a um cateterismo seguido de uma angioplastia.

O cateterismo � um exame feito por meio da introdu��o de um cateter em um vaso sangu�neo para chegar ao cora��o. J� a angioplastia � o desentupimento do vaso sangu�neo com o implante do "stent", uma esp�cie de "molinha" colocada dentro do vaso.

Segundo Kalil, o stent, uma esp�cie de mola que � colocada para "abrir" a art�ria durante a angioplastia, procedimento para desentupir o vaso sangu�neo, foi "muito bem colocada". O procedimento, entre o exame e a angioplastia, levou cerca de uma hora, de acordo com o m�dico.

Kalil contou que Sarney sentiu um "sintoma estranho" na sexta e ligou para o m�dico, que aconselhou que fosse ao hospital para exames. O senador antecipou, ent�o, o check-up marcado para esta quinta (19).

O m�dico afirmou que, h� quatro anos, o senador realizou um cateterismo e que ele tem hipertens�o, "o que exige aten��o, j� que o coloca entre indiv�duos de fator de risco".

Roberto Kalil tamb�m foi o respons�vel pelo tratamento contra o c�ncer, no mesmo hospital, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva. Ambos telefonaram para o hospital para saber do estado de sa�de de Sarney.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir