Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2012

Onda de ataques do Talibã matou 51 no domingo no Afeganistão
Militantes prometeram novas ofensivas para vingar desrespeito ao Islã. Grupo planejou ofensiva durante meses, disse porta-voz.
Onda de ataques do Talibã matou 51 no domingo no Afeganistão
Foto: g1.globo.com

Os ataques coordenados lançados no domingo pelos militantes islâmicos do Talibã na capital Cabul e em outras partes do Afeganistão terminaram depois de 17 horas de combates, deixando 51 mortos, incluindo membros das forças de segurança, civis e 36 insurgentes, o que significa um novo revés para o governo afegão e a comunidade internacional.

Cerca de 50 membros das forças de segurança afegãs e 25 civis foram feridos, indicou ainda. Um militante foi capturado em Jalalabad, informou nesta segunda-feira o ministro do Interior, Bismillah Mohamadi.

Por sua vez, o departamento de polícia de Cabul disse que um aspirante a suicida foi capturado nesta segunda-feira na área de Pul i Charki da capital, um bairro onde há várias instalações militares da Otan. Segundo esta fonte, o militante queria atacar um alvo em Cabul

O chefe da polícia de Cabul, Mohamad Ayoub Salangi, disse à AFP que cerca de 40 civis que foram tomados como reféns em um edifício perto do Parlamento no domingo foram libertados durante a noite.

O ataque em Cabul foi o assalto coordenado mais importante contra a capital afegã em dez anos de guerra, desde que os talibãs foram expulsos do poder em uma invasão dirigida pelos Estados Unidos, no fim de 2001.

Os talibãs anunciaram ter iniciado sua "ofensiva de primavera" no Afeganistão, com a realização de seis ataques coordenados, três deles em Cabul contra o parlamento, um vice-presidente e várias embaixadas.

As embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha e do Japão foram atacadas, e, fora da capital, os atacantes investiram contra prédios do governo na província de Logar, contra o aeroporto em Jalalabad e uma academia de polícia na cidade de Gardez, na província de Paktya.

O presidente Hamid Karzai foi transferido para um local seguro e seu palácio foi fechado diante dos ataques, que incluiu um atentado frustrado contra um de seus vice-presidentes, informaram autoridades.

Segundo Lutfula Mashal, porta-voz da Direção Nacional de Segurança (DNS), o grupo responsável por atacar a residência de Jalili foi interceptado e capturado antes de atingir seu objetivo.

Os atacantes reivindicaram ser ligados à rede Haqqani, um ramo extremista do grupo talibã acusado de planejar a maioria dos ataques de alto perfil em Cabul e conhecido por ter ligações estreitas com a rede terrorista da Al-Qaeda.

Um porta-voz do grupo talibã afirmou que os ataques marcavam o início de sua ofensiva anual de primavera, que anuncia a temporada de combate, acrescentando que muitos homens-bomba suicidas estão envolvidos na operação.

Eles afirmaram que a ofensiva era uma vingança contra a queima de exemplares do Corão, livro sagrado do Islã, em uma base da Otan, contra a morte de 17 civis afegãos por um militar americano e contra o fato de soldados aliados supostamente terem urinado em cadáveres de militantes.

O rigoroso inverno boreal (hemisfério norte) afegão é um período de repouso para os talibãs, cuja guerrilha ganha intensidade e se estende para todo o país no início da primavera, quando o degelo libera as passagens montanhosas da fronteira com o Paquistão.

A Otan tem cerca de 130 mil tropas apoiando o governo do presidente Hamid Karzai contra a insurgência talibã, mas eles vão se retirar até o final de 2014, transferindo o controle da segurança para as forças afegãs.

Um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), da Otan, afirmou à France Presse que as forças afegãs, cuja capacidade de resistir aos talibãs após 2014 foi questionada, estavam assumindo a liderança na contenção dos ataques em Cabul.

O embaixador americano em Cabul, Ryan Crocker, disse, por sua vez, que a capacidade das forças afegãs para responder aos ataques são um "claro sinal de avanço".

"Vimos uma desempenho muito profissional por parte das forças de segurança afegãs", disse Crocker à rede CNN neste domingo.

Ataque planejado

Os insurgentes ensaiaram os ataques cuidadosamente por meses, chegando a construir modelos de estilo militar pequenos e posicionando armas antecipadamente, disse um porta-voz do Talibã nesta segunda.

Zabihullah Mujahid disse que um esquadrão suicida de 30 membros foi enviado para lançar ataques simultâneos ao Parlamento, bases da Otan e embaixadas ocidentais após dois meses de discussões cuidadosas sobre táticas.

"Os nossos peritos militares esboçaram mapas dos alvos e também criaram um modelo deles onde os combatentes praticavam antes de realizar as operações em grande escala em quatro províncias", disse Mujahid por telefone.

"Os combatentes também aprenderam como entrar em seus alvos e tomá-los."

As informações dele não puderam ser verificadas de forma independente.

Mujahid disse que os insurgentes, que foram em sua maioria mortos pelas forças de segurança, haviam sido selecionados entre os cerca de 50 mil combatentes que, segundo ele, lutam contra as tropas da Otan e afegãs e receberam treinamento especial.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir