Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-04-2012

Energia solar ajuda a manter cultivo de uvas no deserto do Atacama
Na regi�o mais seca do planeta, no norte do Chile, parreiras s�o cultivadas com energia solar e reserva de �gua subterr�nea.
Energia solar ajuda a manter cultivo de uvas no deserto do Atacama
Foto: g1.globo.com

Uma parceria entre uma das maiores produtoras de frutas frescas do Chile e uma companhia de energia renov�vel alem� resultou no uso de energia solar para irrigar parreiras no deserto do Atacama, um das regi�es mais secas do planeta.

"Quer�amos aproveitar a oportunidade que o deserto de Atacama oferece", afirmou Jos� Miguel Fernandez, da companhia produtora de frutas Subsole, enquanto caminhava entre os pain�is solares.

"Este projeto est� de acordo com nosso compromisso com o ambiente para as gera��es futuras e � uma forma de fazer com que outros produtores de frutas nos sigam", disse.

Os pain�is para capturar a energia solar est�o instalados no Vale de Copiap�, em uma �rea pequena que parece perdida em meio �s colinas e montanhas do Atacama.

A regi�o � um o�sis verde no deserto e as parreiras da Subsole s�o cultivadas gra�as �s reservas subterr�neas de �gua.

As bombas de �gua do sistema de irriga��o dessas planta��es � movida por eletricidade gerada pelos pain�is solares, que se aproveitam da fartura de luz existente na regi�o norte do Chile.

O Atacama � considerado o deserto mais seco da Terra, com os mais altos n�veis de luz solar do mundo. As nuvens aparecem apenas cerca de 30 dias por ano e �rea para instala��o dos pain�is n�o falta.

No entanto, pain�is para capta��o de energia solar n�o s�o comuns na regi�o.

Capacidade

A capacidade de gera��o de energia � de apenas 300 kWp (kilowatt-pico) - o bastante para gerar energia para um pr�dio de 20 andares. Mas, Roberto Jordan, da subsidi�ria chilena da companhia de energia renov�vel alem� Kraftwerk, afirma que eles s�o os primeiros a trabalhar com uma instala��o de tamanho industrial em todo o deserto do Atacama.

Para Jordan, o deserto � capaz de produzir muito mais energia.

"H� sol o bastante, h� terra o bastante, ent�o devemos mesmo explorar mais", disse.

Protestos

Apesar de todo o potencial do Atacama, apenas 4% da energia el�trica consumida pelo Chile vem de fontes renov�veis, tais como a energia solar, geotermal, e�lica e das ondas do mar.

Combust�veis f�sseis importados, por sua vez, s�o usados em 60% da produ��o de energia el�trica do pa�s. O restante � suprido por usinas hidrel�tricas.

O an�ncio feito pelo governo no ano passado de que cinco novas usinas hidrel�tricas seriam constru�das na regi�o da Patag�nia deflagrou uma onda de protestos.

Projetos como esse, segundo o governo, s�o cruciais para suprir a crescente necessidade de energia do Chile. A demanda no pa�s deve dobrar nos pr�ximos anos devido ao boom da minera��o chilena.

Contudo, aos poucos o governo tem prestado mais aten��o em energias renov�veis.

"N�s precisamos dobrar nossa capacidade de suprimento de energia el�trica nos pr�ximos 10 anos", afirmou Gabriel Rodriguez, da chancelaria chilena.

"N�s dependemos muito da energia hidrel�trica, que � problem�tica por causa do impacto ambiental. Carv�o, g�s e petr�leo n�s temos que importar. Por isso � essencial investir na energia renov�vel", disse.

Ap�s tomar posse em 2010, o presidente Sebastian Pi�era delineou um plano para que at� 2020 ao menos 20% da energia usada no pa�s venha de fontes renov�veis.

A op��o mais atrativa no campo da energia renov�vel, tanto para o Estado quanto para a iniciativa privada, � a energia solar - principalmente devido � queda nos custos da tecnologia usada pelo setor.

Segundo a Kraftwerk, o pre�o dos pain�is solares ca�ram cerca de 30% em 2011 e devem sofrer redu��o ainda maior neste ano.

Mas, a migra��o dos combust�veis f�sseis para a energia limpa pode ser complicada: a Subsole, por exemplo, teve que conseguir financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

"Emprestamos US$ 32 milh�es (R$ 58 milh�es) porque o projeto � muito importante. O governo est� querendo mudar a matriz energ�tica criando fontes alternativas de energia. Queremos participar disso", disse Maria Urriba, representante do BID no pa�s.

Mineradoras

Segundo Urriba, o governo chileno deve investir no setor da energia renov�vel principalmente para suprir a necessidade das empresas mineradoras instaladas no Atacama.

A extra��o de cobre na regi�o � respons�vel por 70% das exporta��es do Chile e as mineradoras consomem aproximadamente metade da energia produzida no pa�s.

"O deserto do Atacama tem condi��es perfeitas para aproveitar a energia solar", disse Urriba.

A mineradora estatal Codelco est� construindo em parceria com a empresa espanhola Solapark uma planta de energia solar pr�xima � cidade de Calama.

Uma vez em funcionamento, a usina fornecer� 1 megawatt de energia para a maior mina de cobre do mundo, a Chuquicamata.

Ainda n�o � poss�vel saber se o Chile alcan�ar� sua ambiciosa meta de que a energia renov�vel represente 20% do consumo do pa�s em 2020, mas certamente o pa�s come�a a perceber o potencial do Atacama.


Com poucas nuvens, deserto do Atacama oferece condi��es ideais para a obten��o de energia solar




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir