Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-04-2012

Prefeito visita obras na antiga Oficina Ferroviária
O prefeito Dr. Jander Nunes Vidal realizou visita técnica às obras de revitalização da antiga Estação Ferroviária na Barra do Itapemirim, que vem sendo transformado no Centro de Referencia da Juventude de Marataízes, o terceiro a ser construído no Estado.
Prefeito visita obras na antiga Oficina Ferroviária
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

O objetivo foi averiguar o andamento da construção e sugerir algumas modificações para melhorar ainda mais a utilização do local. O prefeito esteve acompanhado da primeira dama, Srª Heloísa Helena Campolina Vidal, o Secretário de Cultura, Cléber Júnior e a arquiteta responsável pelo projeto, Cora Duarte.

O Centro de Referência da Juventude é um espaço para convivência, participação, formação, informação e expressão da juventude de Marataízes. O CRJM é um local privilegiado para que toda juventude possa usufruir de forma sadia, demarcando sua identidade, tornando-os verdadeiros agentes de transformação da sociedade.

Segundo o secretario de Cultura e Patrimônio Histórico, Professor Cleber Pereira Bento, o prazo das obras está sendo cumprindo de acordo com o cronograma. "Nesta etapa estão sendo concluídas as janelas, telhado e a instalação da rede elétrica. Em nenhum momento a obra foi paralisada, todos os dias os operários estão em campo, assim como os fiscais de obra da Prefeitura de Marataízes", afirmou.

O Prefeito Dr. Jander enfatizou que o Centro de Referência da Juventude está previsto para ser entregue à população de Marataízes no fim do mês de julho. "Na verdade nós queremos diminuir o prazo de entrega. Agora nós temos que trabalhar o projeto técnico que diz respeito a finalização da obra. Estamos estudando algumas adaptações para tornar o espaço do Centro de Referência da Juventude ainda melhor e funcional para os usuários", ressalta o prefeito.

O espaço será contemplado com um auditório para duzentas pessoas com palco para apresentação de peças teatrais, música e outras manifestações culturais, ainda, oficinas para fotografia, música, laboratório de informática e artes marciais, uma praça de alimentação A obra é executada com recursos próprios, sendo cerca de R$ 547 mil reais em investimentos que além de devolver um patrimônio histórico, restaurado, servirá como um ponto de partida para oferecer aos jovens do município um espaço digno de lazer e aprendizado.

De acordo com a arquiteta Cora Augusta Duarte, todo o projeto foi desenvolvido com o cuidado e a preocupação de resgatar os principais aspectos arquitetônicos originais da fachada da oficina, bem como a valorização de certos aspectos de valor histórico no seu interior. "Estamos estudando junto ao prefeito algumas modificações, mas buscamos preservar os detalhes para que a história desse patrimônio histórico seja respeitada", finaliza.

Monumento Histórico Preservado

Patrimônio Tombado, a Oficina da Estação Ferroviária era originalmente composta por dois prédios contíguos construídos no início do século XX e que serviam na manutenção dos trens a antiga empresa ferroviária Itapemirim, que circulavam pelo litoral sul capixaba. Com a reforma, os prédios foram interligados à fim de proporcionar uma amplitude do espaço interno. O local retrata parte da história do ciclo econômico de Marataízes, pois junto ao Trapiche e o Palácio das Águias representam o conjunto arquitetônico que melhor simboliza a história do balneário.













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir