Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-04-2012

"Diretores são os maiores culpados", diz mãe de menina morta em parque
Silmara Nichimura disse que esperava indiciamentos por homicídio doloso. Ela disse que ficou indignada ao ver laudo de perícia no Hopi Hari.

Foto: g1.globo.com

Após o delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior responsabilizar 11 pessoas pelo acidente que provocou a morte de Gabriela Yukari Nichimura no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP), a mãe da vítima, Silmara Nichimura, disse ao G1 que esperava por indiciamentos de homicídio doloso - quando há intenção de matar - na conclusão do inquérito.

"O delegado fez um bom trabalho ao não poupar ninguém, indiferente do cargo ou hierarquia dentro do parque, mas discordo. Quando li a reportagem sobre as falhas apontadas pelo laudo, vi que houve muita negligência e descaso comigo e com o público. Os diretores são os maiores culpados pois são os responsáveis". Nesta terça-feira (17), Noventa Júnior indiciou nove funcionários e dois diretores do parque por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.

Indignada ao saber que o brinquedo "La Tour Eiffel" apresentava falhas há pelo menos um mês, com até dez interrupções em um dia, segundo o laudo da perícia feita pelo Instituto de Criminalística (IC) de Campinas, Silmara emocionou-se. "Se soubesse que o parque funcionava naquelas condições, jamais levaria minhas filhas ali. Apesar de sermos pessoas simples, sempre procurei dar o melhor para elas. É muito triste", lamentou.

Embora tenha de aguardar pela conclusão do promotor criminal Rogério Sanches, Silmara ressalta que espera que os indiciamentos representem o primeiro passo para a Justiça. "Só espero que sejam julgados e condenados", afirma. Silmara e o marido Armando Nichimura não foram comunicados pelo advogado Ademar Gomes sobre a necessidade de retornar ao Brasil após conclusão dos trabalhos da Polícia Civil. A família mora em Iwata, região nordeste do Japão.

No perído da tarde, a família emitiu nota para agradecer a "lisura" dos trabalhos executados pelo delegado, promotores e imprensa.

"O indiciamento destas pessoas não irá fazer com que esqueçamos o pesadelo que estamos vivenciando, mas a Justiça irá demonstrar que os responsáveis não ficarão impunes e suas consciências carregarão para a eternidade a responsabilidade pela morte de nossa filha", informa a nota.

Inquérito

O delegado espera colher as assinaturas dos indiciados até o dia 28 para formalizar o caso à Justiça. Depois, cabe ao juiz repassar o documento para o Ministério Público, que tem a prerrogativa de acrescentar ou retirar nomes da lista antes de oferecer a denúncia. O promotor Sanches terá 15 dias para finalizar o trabalho.

A conclusão do inquérito ocorre 54 dias após o acidente. A fase de oitivas foi encerrada na segunda (9), com o depoimento prestado pelo vice-presidente do parque, Cláudio Guimarães. Ao todo, cerca de 20 testemunhas prestaram esclarecimentos, entre elas a mãe de Gabriela, a prima que estava sentada ao lado da adolescente no brinquedo, Natasha Domareski, uma tia, os operadores Edson da Silva, Marcos Antônio Tomás Leal e Vitor Igor de Oliveira e o atendente sênior Lucas Martins.

O laudo do IC entregue à Polícia Civil, na sexta (13), apontou falha humana no acidente que causou a morte da adolescente. Os peritos concluíram que a cadeira inoperante onde a vítima sentou-se foi alterada um dia antes do acidente. Durante a manutenção, os técnicos mecânicos e elétricos modificaram a chave que mantinha o assento interditado.

Sobre a conclusão do inquérito, a assessoria de imprensa do Hopi Hari se pronunciou às 18h45, por meio de nota. "O indiciamento é um ato provisório da autoridade policial que não significa condenação. Por isso, em respeito a seus profissionais, o parque aguardará a decisão judicial (...). O acidente foi uma fatalidade causada por uma série de falhas humanas, cuja responsabilidade individual está sendo apurada", informa.


Adolescente morreu ao cair do brinquedo "La Tour Eiffel"




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir