Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2012

Rio inaugura hoje primeiras UPPs do Alemão
As duas primeiras unidades vão ficar em Nova Brasília e na Fazendinha. Serão 660 policias para atender a 40 mil moradores de 16 comunidades.
Rio inaugura hoje primeiras UPPs do Alemão
Foto: g1.globo.com

Após um ano e cinco meses de ocupação da polícia, as duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, serão inauguradas nesta quarta-feira (18), às 10h, no Campo do Sargento, na Rua Canitar, na Fazendinha. De acordo com a Secretaria de Segurança, serão 660 novos policiais para atender aos 40 mil moradores das 16 primeiras comunidades do conjunto a serem contempladas.

Além do secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, também deverão estar presentes na inauguração o governador do Rio, Sérgio Cabral, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, e o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

Uma das unidades vai ser a UPP Fazendinha, onde ficarão 320 policiais, comandados pelo capitão Ronaldo Salgado Claudino, na Rua da Assembleia, para atender a 15 mil moradores. Eles vão monitorar a Fazendinha, o Relicário, a Palmeirinha, o Morro das Palmeiras, a Vila Matinha, o Parque Alvorada e as Casinhas.

A outra será a UPP Nova Brasília, onde 340 policiais vão atuar, sob comando do capitão Marcio Ferreira Rodrigues, para atender 25 mil pessoas, a partir da estação Itararé do teleférico, em Nova Brasília. A unidade será responsável pela segurança das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

No fim de março, a PM realizou uma operação nas favelas Nova Brasília e Fazendinha, para a entrada de 750 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BChoque). Ao fim da ação, os primeiros contêineres para as equipes das UPPs começaram a ser instalados.

Ocupação do Alemão

As Forças de Pacificação ocupam o Alemão desde 28 de novembro de 2010 e têm o apoio dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq) desde o dia 28 de março de 2012, em preparação para a inauguração das UPPs.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir