Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-04-2012

54% dos atendimentos em Hospitais do ES não têm urgência, diz Sesa
Atendimentos podem ser direcionados para os postos de saúde. Sintomas como dores de cabeça podem ser direcionados para os postos.
54% dos atendimentos em Hospitais do ES não têm urgência, diz Sesa
Foto: g1.globo.com

Mais da metade dos atendimentos realizados nos hospitais estaduais do Espírito Santo em 2011 deveriam ser atendidos em postos de saúde, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (17). Ao todo, 54% dos pacientes foram classificados como sendo com pouca ou nenhuma urgência. Segundo a gerente de gestão hospitalar do Espírito Santo, Melissa Oliveira, a população precisa saber para onde ir em casos de emergência.

"Os casos de menor urgência podem ser atendidos em um tempo maior, e por isso podem ser feitos em unidades de saúde municipais. Com o sistema de acolhimento, podemos detectar a urgência de cada paciente. Mas com a falta de informação das pessoas, há uma sobrecarga desnecessária no hospital com pessoas ocupando o lugar de alguém que realmente precisa", diz a gerente.

De acordo com a Sesa, das 404.232 pessoas que procuraram a rede de urgência e emergência das unidades estaduais, a maioria poderia ser direcionada aos postos de saúde. Em algumas unidades, como o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) e Antonio Bezerra de Faria, no mesmo município, o número de pacientes que não precisariam ser atendidos no local está acima de 60%.

Quando procurar hospitais
Alguns tipos de doenças mais corriqueiras e sintomas como febre registrada em menos de 24 horas, diarreia, dores de cabeça e gripe devem ser atendidos em postos de saúde. "São atendimentos feitos completamente sem necessidade. O hospital atende casos como fraturas, acidente de trânsito e sintomas de doenças mais graves, como cardíacas", destaca Melissa.

Apesar do direcionamento, só com a resposta de algumas perguntas na hora do atendimento inicial é que é detectada a urgência do paciente, que é classificado por cores. A cor azul é para pacientes sem urgência, a verde para pouca urgência, casos em que devem ser atendidos nos postos de saúde. Já a cor amarela (urgente), laranja (muito urgente) e vermelho (urgência absoluta) devem ser atendidos em hospitais.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir