Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 19-04-2012

Prefeitura de Itapemirim comemora com alunos da Rede Municipal de Ensino o Dia Nacional do Livro Infantil
O livro é mágico e por isso nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar
Prefeitura de Itapemirim comemora com alunos da Rede Municipal de Ensino o Dia Nacional do Livro Infantil
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Um livro tem asas longas e leves
que, de repente, levam a gente
longe, longe...

Um livro é uma floresta com folhas e flores
e bichos e cores. É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro, um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar. É amigo e companheiro.

O livro é mágico e por isso nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Foi com este pensamento que a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através da Biblioteca Pública "Tomé de Souza Machado", promoveu no dia 18 de abril, na Praça Barão de Itapemirim (Praça da antiga Câmara), um Café Literário.

O evento, que foi realizado para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, teve como principal objetivo incentivar a leitura e aproximar cada vez mais as crianças dos livros, contribuindo para a aprendizagem de maneira mais divertida e encantadora.

"A ideia que tivemos para festejar esta data foi tirar os alunos da sala de aula e trabalhar com eles, de maneira mais lúdica, estimulando a leitura e mostrando a importância dos livros e sua grande influência na infância", comentou José Geraldo Oliveira, Coordenador da Biblioteca.

Participaram da comemoração seis turmas da Escola Municipal Narciso Araújo, sendo três na parte da manhã e mais três da tarde.

Na despedida os alunos ganharam uma revistinha de história em quadrinhos e um livro de literatura de cordel.

A DATA

O dia 18 de abril foi instituído como o DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL, em homenagem à Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura para crianças no Brasil.

"Um país se faz com homens e com livros". Esta frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi, sem dúvida, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.

Ele morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002, no governo do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi criada uma Lei Nacional (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir